PUBLICIDADE

Europa

Putin diz ser incabível príncipe Charles o comparar a Hitler

24 mai 2014 - 12h49
(atualizado às 12h50)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>"Se ele disse, então é inaceitável", afirmou Vladimir Putin em uma entrevista concedida às agências de notícias estrangeiras em São Petersburgo</p>
"Se ele disse, então é inaceitável", afirmou Vladimir Putin em uma entrevista concedida às agências de notícias estrangeiras em São Petersburgo
Foto: Flickr

O presidente russo Vladimir Putin afirmou neste sábado que as declarações atribuídas ao príncipe britânico Charles, em que o compara ao ditador nazista Adolf Hitler, são inaceitáveis e indignas de seu posto.

"Não escutei essa expressão. Se ele disse, então é inaceitável", afirmou Putin em uma entrevista concedida às agências de notícias estrangeiras em São Petersburgo. "Acho que ele mesmo entende isso. É um homem educado (...) Não é o comportamento de um monarca", considerou.

O monarca britânico e o presidente russo devem comparecer a um evento com líderes mundias no próximo mês que celebra o septuagésimo aniversário da invasão na Normandia, o Dia D, durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, os dois líderes não vão se encontrar.

Nova União Soviética

Durante o encontro, o mandatário russo rechaçou a ideia de uma nova edição da União Soviética ou império russo, como os ocidentais. Para ele, essas informações não fazem parte da "realidade" e isto é apenas um instrumento em uma "guerra de informações".

<p>Putin negou que pretendia anexar a Crimeia à Rússia e afirmou jamais ter pensado isso "em sua cabeça"</p>
Putin negou que pretendia anexar a Crimeia à Rússia e afirmou jamais ter pensado isso "em sua cabeça"
Foto: Reuters

Putin ainda negou que pretendia anexar a Crimeia à Rússia e afirmou jamais ter pensado isso "em sua cabeça". 

O líder do Kremlin explicou que "os processos integradores no espaço pós-soviético não pretendem recriar a União Soviética ou outro império, mas aproveitar todas as vantagens competitivas que nossos estados independentes possuem".

Por outro lado, o presidente russo lembro que nos próximos dias será assinado um acordo sobre a criação da União Econômica Euroasiática, a etapa posterior à integração da Rússia, Belarus e Cazaquistão como União Aduaneira, com esforços apenas no "âmbito econômico".

Eleições ucranianas

Vladimir Putin ainda disse que vai respeitar o resultado das eleições presidenciais na Ucrânia, marcadas para este domingo. "Compreendemos que o povo da Ucrânia quer que o país saia desta crise. Vamos tratar a escolha deles com respeito", disse.

Na opinião do mandatário, na Ucrânia "teria sido mais lógico realizar primeiro um referendo, aprovar uma Constituição e, com base nessa lei fundamental, realizar as eleições". 

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade