PUBLICIDADE

Europa

Oligarca ucraniano espera vencer eleições já no 1º turno

25 mai 2014 - 09h42
(atualizado às 10h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Petro Poroshenko demonstrou confiança em vencer as eleições já no 1º turno
Petro Poroshenko demonstrou confiança em vencer as eleições já no 1º turno
Foto: AP

O oligarca Petro Poroshenko afirmou neste domingo, após votar no centro de Kiev, que espera ganhar as eleições presidenciais na Ucrânia no primeiro turno. "Espero que só tenha um turno", disse Poroshenko, o grande favorito à vitória, segundo todas as pesquisas.

Poroshenko, que votou acompanhado de sua mulher e de seus quatro filhos, disse que as eleições nas regiões insurgentes de Donetsk e Lugansk (que têm cinco milhões de eleitores) transcorrem melhor do que o esperado.

"No leste, pelo menos, foram abertas nove circunscrições eleitorais, ou seja, 30% da população tem a possibilidade de votar graças aos esforços das forças de segurança", afirmou.

O oligarca ressaltou a importância de "encaminhar um diálogo direto com habitantes" do leste russófono da Ucrânia, cenário de uma sublevação desde o início de abril.

Poroshenko garantiu que sua primeira visita se vencer as eleições será para a bacia carbonífera de Donbass, no leste do país, e somente depois viajará para Bruxelas para assinar um acordo de livre-comércio com a União Europeia (UE).

"O primeiro que devemos fazer é trazer a paz para todos os cidadãos da Ucrânia. As pessoas armadas devem abandonar as ruas de povoados e cidades. Há tentativas de transformar Donbass na Somália, mas atuaremos com diligência e eficácia", disse.

Entenda a crise na UcrâniaEntenda a crise na Ucrânia

Com relação à Rússia, reconheceu que gostaria de ter "outros vizinhos, como a Suíça ou Canadá", mas que "falar de estabilidade sem dialogar com a Rússia é impossível".

Mais de 33 milhões de ucranianos foram convocados a votar hoje para escolher o próximo presidente do país. Caso nenhum candidato alcance mais de 50% dos votos, será realizado um segundo turno em três semanas.

Foto: Arte Terra

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade