PUBLICIDADE

Europa

Neve e gelo causam caos de trânsito na Alemanha

11 dez 2017 - 11h06
(atualizado às 11h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Frente fria e nevascas resultam em centenas de acidentes em estradas, cancelamento de voos e caos no transporte público. Serviço meteorológico alemão emite alerta sobre tempestades e ventos fortes próximo aos Alpes.A frente fria Yves - vinda da França - e quedas abundantes de neve levaram a condições caóticas de trânsito em muitas partes da Alemanha - situação que melhorou em boa parte com o degelo nesta segunda-feira (11/12).

Neve e pistas escorregadias causaram centenas de acidentes nas estradas alemãs – maioria sem grandes consequências
Neve e pistas escorregadias causaram centenas de acidentes nas estradas alemãs – maioria sem grandes consequências
Foto: DW / Deutsche Welle

Em algumas regiões do país, autoridades computaram centenas de ações policiais e os trabalhos de resgate perduraram por toda a madrugada. Somente em Leipzig, no leste da Alemanha, houve cerca de 100 acidentes de trânsito em quatro horas.

Em muitas regiões da Alemanha, a polícia e os serviços de resgate tiveram muito trabalho. No entanto, como muitos motoristas diminuíram a velocidade com as pistas escorregadias devido ao gelo e à neve, os acidentes geralmente não passaram de sustos: na maioria dos casos foram relatados apenas danos materiais nos veículos. Ao amanhecer, a maioria das estradas estavam liberadas e seguras.

As operações de voo no aeroporto internacional de Frankfurt - o maior da Alemanha - gradualmente se normalizaram, após o caos climático. No entanto, por causa do gelo e de neve, 77 voos foram cancelados nesta segunda-feira, conforme comunicado de uma porta-voz da operadora do aeroporto. Atrasos também não foram descartados.

No domingo, 405 voos haviam sido cancelados. Centenas de passageiros ficaram ilhados - 200 pernoitaram no aeroporto em camas de campanha. As intensas quedas de neve e o gelo desordenaram por completo os planos de voo - veículos e equipamentos de degelo estiveram em uso constante. "Como nossas pistas são longas, os veículos de remoção de neve tiveram que recomeçar quando terminavam uma pista, porque tudo estava cheio de neve novamente", disse a porta-voz.

Nas estradas, a neve e o gelo causaram inúmeros acidentes. No estado de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha, um carro com quatro idosos colidiu com uma árvore - uma mulher de 87 anos morreu, enquanto os outros três passageiros sofreram ferimentos graves.

Neve e pistas escorregadias causaram muitos acidentes também no leste alemão. Entre o final da tarde de domingo até o amanhecer desta segunda-feira, a polícia registrou 136 acidentes apenas no pequeno estado de Brandemburgo - 21 pessoas ficaram levemente feridas. Já na Saxônia-Anhalt, autoridades registraram aproximadamente 300 acidentes, com ao menos 42 pessoas feridas. À beira dos Alpes, o Serviço Meteorológico da Alemanha advertiu sobre tempestades e ventos fortes de até 150 quilômetros por hora.

Em Leipzig, na Saxônia, uma tradicional guerra de bolas de neve, realizada anualmente a cada primeira queda de neve, ficou fora do controle no domingo. Cerca de 150 pessoas participaram, mas no fim os ânimos se exaltaram: desconhecidos incendiaram contentores de lixo e jogaram garrafas contra bombeiros que tentavam combater os pequenos incêndios.

No estado da Renânia do Norte-Vestfália, a companhia ferroviária Deutsche Bahn fechou temporariamente a linha de alta velocidade entre Colônia e Frankfurt no domingo - os trens de longa distância foram desviados para outras rotas. O serviço já foi retomado.

Veja também

Zoológico de Berlim dá boas-vindas a filhote de urso polar:
Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade