PUBLICIDADE

Europa

Morre policial atingida em tiroteio na periferia de Paris

Além da policial morta, mais uma pessoa teria ficado ferida no incidente

8 jan 2015 - 08h08
(atualizado às 09h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Um novo tiroteio na manhã desta quinta deixou dois feridos
Um novo tiroteio na manhã desta quinta deixou dois feridos
Foto: AFP

Uma policial atingida durante um tiroteio na periferia de Paris nesta quinta-feira acabou morrendo depois de não suportar os ferimentos, confirmou a polícia. 

A emissora de televisão iTELE disse que duas pessoas teriam ficado caídas no chão após o ataque: a policial (agora morta) e um funcionário de limpeza. 

O autor dos disparos contra policiais municipais em Montrouge (periferia sul de Paris) continua foragido, anunciou o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve.

A ação pública está em andamento para identificar e deter o autor dos tiros, disse o ministro, que se dirigiu ao local do incidente. Fontes policiais haviam indicado pouco antes que após o tiroteio um homem suspeito havia sido detido.

A polícia francesa realiza uma enorme caçada pelos dois irmãos suspeitos de terem matado 12 pessoas em um ataque à sede da revista de sátiras Charlie Hebdo, em Paris, em um suposto ataque jihadista. O ministro do Interior pediu calma e sangue frio para facilitar "as investigações em andamento nas melhores condições".

De acordo com os primeiros elementos da investigação, "não há vínculo com o atentado da Charlie Hebdo". O homem vestia um colete à prova de balas e carregava uma arma curta e um fuzil automático. Às 08h19 hora local (05h19 de Brasília), atirou pelas costas contra policiais que atuavam em um acidente de trânsito. 

O ministro do Interior abandonou rapidamente a reunião de crise convocada pelo presidente François Hollande, organizada um dia após o atentado contra o Charlie Hebdo, para ir ao local do incidente, anunciou o governo francês.

Ataque à revista

Sete pessoas foram colocadas sob custódia nesta quinta-feira sob suspeita de participação no ataque contra a revista Charlie Hebdo em Paris, indicou Cazeneuve.

Uma fonte judicial que não quis se identificar afirmou que homens e mulheres próximos aos dois irmãos identificados como os autores do ataque estão atualmente sendo interrogados pela polícia, sem informar onde foram detidos.

Durante a madrugada, a polícia francesa deteve o jovem Murad Hamyd, de apenas 18 anos, e continuava caçando pelo menos outros dois suspeitos. Após a captura de Hamyd, os policiais - especialmente as unidades de elite - seguiam à procura dos irmãos franceses nascidos em Paris Said Kuachi, 34, e Cherif Kuachi, 32, este um jihadista conhecido pelos serviços antiterroristas.

Hamyd, que é cunhado de Cherif, se entregou à polícia na cidade de Charleville-Mézières "ao ver que seu nome circulava nas redes sociais", explicou à AFP uma fonte ligada ao caso.

Segundo o jornal "Le Monde", a caçada aos suspeitos envolve cerca de três mil policiais. Cherif Kuachi é um jihadista muito conhecido pelos serviços antiterroristas franceses, condenado em 2008 por participar de uma rede de recrutamento de combatentes para o Iraque.

Com informações são da AP, AFP e Reuters.

Foto mostra criminosos no atentado em Paris:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade