Mais de 75 projéteis da Segunda Guerra são encontrados após incêndios na região de Bordeaux
Os moradores de Le Porge, uma das cidades mais atingidas pelo grande incêndio florestal que devastou mais de 40 mil hectares na região de Bordeaux, no sudoeste da França, foram autorizados a retornar para suas casas nesta segunda-feira (3). No entanto, duas localidades permanecem interditadas devido à presença de dezenas de munições de artilharia da Segunda Guerra Mundial, descobertas após a passagem das chamas. Equipes especializadas seguem realizando operações de desminagem para garantir a segurança da população.
Os incêndios históricos que devastaram o equivalente a quatro vezes a cidade de Paris revelaram a presença de dezenas de projéteis da Segunda Guerra Mundial enterrados no município de Le Porge, que teve mais de 180 casas destruídas.
Desde sexta-feira (31), especialistas em desminagem já recolheram ao menos 75 obuses na superfície de um terreno carbonizado de cerca de cinco hectares. Segundo as autoridades, outras munições continuam enterradas na área e novas operações devem ser realizadas.
A descoberta ajuda a explicar as fortes explosões ouvidas durante o incêndio. O prefeito de Le Porge descreveu o episódio como um verdadeiro "barulho de guerra". Inicialmente atribuídas à detonação de botijões de gás, elas podem ter sido provocadas pelo aquecimento dos explosivos soterrados, segundo o comandante dos bombeiros Thomas Mimiague.
O jornal regional La Dépêche relata que um antigo depósito esquecido de projéteis foi atingido pelas chamas e que um dos artefatos chegou a atravessar uma casa evacuada. "Não se trata de um depósito oficial. Não sabemos exatamente por que eles estão aqui. Acreditamos que tenham sido simplesmente abandonados", explicou Mimiague.
Por razões de segurança, dois conjuntos residenciais permaneceram interditados enquanto as equipes de desminagem trabalham na retirada dos artefatos. Placas instaladas no local alertam: "Perigo absoluto de morte, presença de obuses".
Os artefatos, de origem francesa e alemã, são principalmente projéteis de morteiro, mas também há algumas munições explosivas destinadas a tanques. Essas armas serão armazenadas e posteriormente destruídas em uma área militar.
Descobertas frequentes
A descoberta no sudoeste da França lembra que explosivos das duas guerras mundiais continuam sendo encontrados regularmente no país. Recentemente, um casal que pescava às margens do rio Dordogne, em Floirac, a leste de Bordeaux, encontrou um projétil de morteiro da Primeira Guerra Mundial sobre um pequeno amontoado de cascalho. Militares isolaram a área até a chegada dos especialistas. Embora o artefato já não apresentasse risco após décadas submerso, o episódio mostra como munições históricas continuam surgindo de forma inesperada no território francês.
Especialistas alertam que esses artefatos podem permanecer perigosos mesmo após décadas enterrados ou submersos. Segundo os desminadores de Bordeaux, o envelhecimento dos explosivos e a exposição ao calor podem aumentar sua sensibilidade, tornando indispensável a intervenção de equipes especializadas.
O governo francês recomenda que explosivos ou objetos suspeitos não sejam manipulados. A orientação é comunicar imediatamente a descoberta à prefeitura ou à polícia, que acionam os serviços de desminagem. A avaliação do risco e a remoção do artefato são feitas exclusivamente por especialistas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.