PUBLICIDADE

Europa

Grupo separatista ETA se compromete a abandonar arsenal de armas

1 mar 2014 - 10h02
Compartilhar
Exibir comentários

O ETA anunciou que se compromete a "colocar fora de uso operativo" seu arsenal, um primeiro passo em direção ao desarmamento do grupo separatista, sob pressão da sociedade basca.

Em comunicado divulgado neste sábado pelo jornal local Gara, o ETA confirma o anúncio feito em 21 de fevereiro em Bilbao, no País Basco, pelos especialistas da Comissão Internacional de Verificação de cessar-fogo.

O grupo separatista, que em outubro de 2011 anunciou o fim definitivo da luta armada pela independência do País Basco e Navarra depois de quatro décadas confirma agora que o processo iniciado com a Comissão, não reconhecida por Madri, com a finalidade de "selar até o último arsenal", segundo o comunicado.

Os especialistas da Comissão anunciaram, em 21 de fevereiro, que puderam constatar que o ETA havia começado a encaixotar uma parte de seu arsenal. Mas o anúncio foi recebido com muito ceticismo pelo governo espanhol, que exige a dissolução do ETA.

O grupo armado, que não comete qualquer atentado na Espanha desde agosto de 2009, é considerado uma organização terrorista pela União Europeia e pelos Estados Unidos e, em mais de 40 anos de luta armada, matou 829 pessoas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade