PUBLICIDADE

Europa

Grupo pró-Rússia toma tanque e veículos militares da Ucrânia

16 abr 2014 - 05h15
(atualizado às 05h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Grupo hasteou bandeira russa em tanque tomado ao Exército ucraniano
Grupo hasteou bandeira russa em tanque tomado ao Exército ucraniano
Foto: Reuters

Um grupo de aproximadamente 100 homens pró-Rússia fortemente armados tomou nesta quarta-feira cinco veículos militares e um tanque de guerra do Exército ucraniano no leste do país, região onde o governo interino de Kiev luta para retomar sua autoridade.

Os homens passearam com os veículos pelo centro da cidade de Kramatorsk e então se dirigiram para Slaviansk. Uma bandeira russa foi hasteada pelo grupo. Muitos moradores locais se aglomeraram para ver o comboio, que foi alvo de apoio e entusiasmo dos presentes.

Helicópteros militares da Ucrânia sobrevoaram os veículos tomados, mas aparentemente não houve uma tentativa para reaver as unidades militares e retomar o controle da situação.

Além disso, há rumores ainda não confirmados de que homens armados tomaram um prédio público nos arredores de Donetsk, também no leste da Ucrânia. Manifestantes pró-Rússia ocuparam pelo menos nove edifícios do governo na região há pouco mais de uma semana, mas é a primeira vez que forças separatistas conseguiram tomar equipamento militar pesado.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/">veja o infográfico</a>

Com informações do jornal The Guardian

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade