PUBLICIDADE

Europa

França: membro do Estado Islâmico elogia atentado em Paris

"Os leões do Islã vingaram o nosso profeta", declarou o radical sobre o ataque ao escritório da revista de humor Charlie Hebdo

7 jan 2015 - 15h36
(atualizado às 16h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Policiais investigam tiroteio na sede da revista francesa Charlie Hebdo, em Paris, na França, em 7 de janeiro</p>
Policiais investigam tiroteio na sede da revista francesa Charlie Hebdo, em Paris, na França, em 7 de janeiro
Foto: Youssef Boudlal / Reuters

Um combatente do grupo insurgente Estado Islâmico elogiou o ataque desta quarta-feira a uma revista satírica francesa em que ao menos 12 pessoas foram mortas, dizendo à Reuters que a ação foi uma vingança por insultos contra o Islã.

Homens armados e encapuzados invadiram a sede em Paris da revista semanal Charlie Hebdo, no pior ataque de militantes em solo francês nas últimas décadas. Editores da publicação e dois policiais estão entre os mortos.

"Os leões do Islã vingaram o nosso profeta", disse Abu Mussab, um sírio que combate junto ao Estado Islâmico, grupo que conquistou territórios no Iraque e na Síria.

Vídeo mostra homens atirando em policial em ataque em Paris:

"Esses são os nossos leões. Foram as primeiras gotas - mais virão", disse ele via Internet da Síria. Mussab acrescentou que ele e outros combatentes do grupo ficaram felizes com o incidente.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelo ataque até o momento.

Mussab disse que não conhece os homens armados que realizaram o ataque, mas acrescentou que "eles estão no caminho do emir... e de nosso xeique Osama (bin Laden)".

O emir citado pelo combatente é o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, cujo grupo é uma força paramilitar poderosa que combate tanto na Síria como no Iraque e que tem atraído seguidores em outras partes do Oriente Médio e da Ásia.

O fundador da Al Qaeda, Osama bin Laden, foi morto por forças especiais dos Estados Unidos no Paquistão em 2011.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade