PUBLICIDADE

Europa

Extrema direita francesa e britânica vence eleições na UE

Críticos da UE mais do que duplicaram seus assentos em todo o continente contra a austeridade e o desemprego

26 mai 2014 - 08h23
(atualizado às 08h24)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O britânico Nigel Farage reage aos resultados das eleições no Parlamento da UE</p>
O britânico Nigel Farage reage aos resultados das eleições no Parlamento da UE
Foto: Reuters

Nacionalistas eurocéticos obtiveram vitórias impressionantes nas eleições para o Parlamento Europeu na França e na Grã-Bretanha no domingo.

Os críticos da União Europeia mais do que duplicaram seus assentos em contínuos votos de protesto em todo o continente contra a austeridade e o desemprego.

Partidos da extrema esquerda e da extrema direita ampliaram suas bancadas devido ao baixo comparecimento às urnas, obtendo ganhos em muitos países, embora na Alemanha, o maior Estado-membro da UE, com o maior número de assentos, e na Itália, o centro pró-europeu se manteve estável.

Em uma votação que levantou mais dúvidas sobre o futuro de longo prazo da Grã-Bretanha na União Europeia, o Partido Independente do Reino Unido, de Nigel Farage, ficou à frente do Partido Trabalhista, de oposição, e do partido conservador do primeiro-ministro David Cameron confortavelmente com quase metade dos resultados declarados.

Os grandes e pequenos da União Europeia União Europeia: conheça os países do bloco e saiba o que mudou para cada um com a entrada na UE

Uma jubilante Le Pen, cujo partido ficou à frente dos Socialistas do presidente francês François Hollande, disse aos apoiadores: "As pessoas falaram alto e claro ... elas não querem mais ser lideradas por aqueles fora das nossas fronteiras, por comissários da UE e tecnocratas que não são eleitos. Eles querem ser protegidos da globalização e retomar as rédeas de seus destinos."

<p>Membros do Partido Independente reagem aos resultados das eleições no sudeste da Inglaterra</p>
Membros do Partido Independente reagem aos resultados das eleições no sudeste da Inglaterra
Foto: Reuters

Com 80 por cento dos votos apurados na França, a Frente Nacional tinha ganho 26 por cento dos votos, confortavelmente à frente da oposição conservadora UMP, com 20,6 por cento, e os socialistas com 13,8 por cento, na sua segunda derrota pesada em dois meses depois de perder dezenas de prefeituras março.

Os primeiros resultados oficiais nas 28 nações do bloco mostraram que partidos pró-europeus de centro-esquerda e centro-direita mantiveram controle de cerca de 70 por cento dos 751 assentos no parlamento, mas o número de membros eurocéticos irá mais que dobrar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade