Em menos de duas horas, vigília de jovens com papa Leão XIV no Stade de France tem inscrições esgotadas
O entusiasmo dos fiéis para a primeira visita do papa Leão XIV à França foi demonstrado na rapidez com que se esgotaram as inscrições para um dos eventos. Em menos de duas horas após a abertura das inscrições nesta segunda-feira (10), todas as vagas disponíveis para a vigília dos jovens no Stade de France, marcada para o dia 25 de setembro, já haviam sido reservadas. O encontro reunirá jovens de 17 a 35 anos no maior estádio francês, com capacidade para cerca de 80 mil pessoas.
A forte procura dá uma amostra da expectativa em torno da visita apostólica do pontífice, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de setembro e incluirá compromissos em Paris, Lourdes e Metz. As inscrições para os eventos foram abertas nesta segunda-feira por meio da plataforma oficial criada para organizar a recepção dos peregrinos.
A passagem de Leão XIV pela capital francesa concentrará os maiores eventos do roteiro.
No dia 25 de setembro, sexta-feira, o papa participará das vésperas na Catedral de Notre-Dame de Paris, uma celebração litúrgica reservada a membros do clero e da vida religiosa, normalmente realizada no fim do dia. Mais tarde, seguirá para o Stade de France, em Saint-Denis, onde acontecerá a vigília destinada aos jovens. Para esse evento, a inscrição era obrigatória.
Os organizadores informaram que a capacidade prevista para o evento foi atingida, sem divulgar quantas vagas estavam disponíveis para o encontro com os jovens. Uma lista de espera foi criada para os interessados, em caso de desistências ou da abertura de novos lugares. No início da tarde, quando as inscrições foram abertas, o site registrava uma fila virtual de mais de 23 mil pessoas. O sistema de reservas funciona de maneira semelhante ao utilizado por plataformas de venda de ingressos para shows de grandes artistas internacionais.
No dia seguinte, 26 de setembro, Leão XIV celebrará uma grande missa ao ar livre na Praça da Concórdia e na famosa Avenida Champs-Élysées. Embora o acesso seja gratuito, os organizadores recomendam fortemente que os participantes façam inscrição prévia para receber orientações sobre horários, setores de acesso e medidas de segurança.
Segundo os organizadores, pessoas que não conseguirem se registrar antecipadamente também poderão participar, desde que ainda haja espaço nos setores reservados ao público.
Lourdes e Metz também receberão peregrinos
Após a etapa parisiense, o pontífice seguirá para Lourdes, um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo. No dia 27 de setembro, ele celebrará uma missa ao ar livre no santuário mariano. A inscrição é recomendada, mas não obrigatória.
A viagem termina em Metz, no nordeste da França, em 28 de setembro, com uma missa na Catedral Saint-Étienne. As inscrições para essa etapa são organizadas principalmente por dioceses, paróquias e grupos de peregrinos.
O que os brasileiros precisam saber
Para brasileiros que vivem na França ou planejam viajar ao país para acompanhar a visita papal, a recomendação é realizar o cadastro com antecedência nos eventos que ainda possuem inscrições abertas. A missa de 26 de setembro em Paris deve reunir o maior público internacional da viagem. Já Lourdes costuma atrair peregrinos de diversos países, incluindo grupos vindos da América Latina.
Além dos encontros com os fiéis, Leão XIV também se reunirá com o presidente francês, Emmanuel Macron, visitará a sede da UNESCO em Paris e terá um encontro privado com vítimas de abusos sexuais cometidos no âmbito da Igreja Católica no dia 27 de setembro, em Lourdes.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.