PUBLICIDADE

Europa

"Com comida jogada fora se poderia alimentar todo o mundo", diz Papa

20 dez 2013 - 11h27
(atualizado às 11h28)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Papa Francisco acena ao chegar para sua missa semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano</p>
Papa Francisco acena ao chegar para sua missa semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano
Foto: Giampiero Sposito / Reuters

"Com a comida que se joga fora se poderia alimentar todas as pessoas que sofrem de fome no mundo", disse o papa Francisco em um nova e dura mensagem contra o desperdício de alimentos.

A mensagem do Papa foi gravado em um vídeo para a federação de catadores e recicladores argentinos. As palavras do papa foram divulgadas nesta sexta-feira pela Rádio Vaticana.

No vídeo, dedicado "aos catadores e recicladores de todo o mundo", o papa, ex-arcebispo de Buenos Aires, encoraja a classe a seguir desenvolvendo "formas dignas de trabalho a partir de sua tarefa ecológica" e a conscientizar as pessoas "sobre o desperdício de alimentos".

"Pensem em como seguir adiante com este trabalho de reciclar o que sobra. Mas o que sobra é rico. Hoje em dia não nos podemos nos dar o luxo de desprezar o que sobra", disse Francisco.

O Papa voltou a fazer referência ao que ele define como "cultura do descarte" e afirmou que "com a comida que se joga fora se poderia alimentar todas as pessoas que sofrem de fome no mundo".

O texto da mensagem do Papa foi gravado durante uma audiência que Francisco manteve com um dos representantes dos catadores argentinos no Vaticano em 5 de dezembro.

O Papa disse que reciclar "não é só ecológico e produtivo", mas "também significa não desperdiçar os alimentos, porque há crianças que passam fome".

"Quando vocês reciclam, fazem duas coisas: um trabalho ecológico e uma produção que confraterniza e dá dignidade ao seu trabalho. São criativos na produção e são igualmente criativos na custódia da terra e do mundo com esta dimensão ecológica".

O papa sempre se preocupou com os catadores argentinos e na missa inaugural de seu pontificado, em 19 de março, pediu a presença de um representante da categoria na primeira fila.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade