PUBLICIDADE

Europa

Cientistas analisam amostras de pelos do Pé Grande e do Yeti

Lendas do Pé-Grande e do Yeti, também conhecido como Abominável Homem das Neves, podem estar com os dias contados

2 jul 2014 - 19h41
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Yeti é o nome dado a uma criatura lendária que supostamente vive na região do Himalaia. O Pé Grande viveria nos EUA</p>
Yeti é o nome dado a uma criatura lendária que supostamente vive na região do Himalaia. O Pé Grande viveria nos EUA
Foto: Wanida / Wikimedia

As lendas do Pé-Grande e do Yeti, também conhecido como Abominável Homem das Neves, podem estar com os dias contados. Isso porque um grupo de cientistas decidiu examinar as amostras de pelos que entusiastas diziam ser das criaturas e concluíram que eles só devem ser uma espécie de urso desconhecida. As informações são do USA Today.

Segundo a publicação, a análise foi feita por cientistas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, que coletaram 30 amostras de DNA retiradas de possíveis pelos dos monstros. 

Confrontando-as com amostras de DNA de animais já conhecidos, concluiu-se que eram pelos de ursos, vacas, cães, cavalos e até mesmo de um ser humano peludo, mas nada de realmente diferente.

Um grupo de amostras coletadas na Índia e no Butão, de acordo com os pesquisadores, seria de uma espécie de urso ainda desconhecida, que teria relação com um urso polar.

"Se estes ursos são amplamente presentes no Himalaia, eles podem muito bem contribuir para o fundamento biológico da lenda do Pé Grande", afirma a pesquisa publicada na revista Proceedings da Royal Society B.

"As técnicas descritas aqui puseram um fim a décadas de ambiguidades sobre identificação de espécies de amostras de primatas anômalos e estabeleceram um padrão rigoroso com o qual julgar quaisquer alegações futuras", concluíram.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade