PUBLICIDADE

Europa

Cameron se nega a usar camiseta pró-feminismo e é criticado

Projeto é promovido pela revista de moda Elle

27 out 2014 - 13h55
(atualizado às 14h02)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ed Miliband, atual líder da oposição e do Partido Trabalhista do Reino Unido,  topou usar a tão polêmica camiseta</p>
Ed Miliband, atual líder da oposição e do Partido Trabalhista do Reino Unido, topou usar a tão polêmica camiseta
Foto: Twitter

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, tem sido acusado de ter problemas com o feminismo após se recusar, cinco vezes, a vestir uma camiseta estampada com a seguinte frase: " This is what a feminist looks like (É assim que um feminista se parece, em tradução livre)". O convite a Cameron havia sido feito pela revista de moda Elle, de acordo com o jornal The Guardian.

Ao contrário do premiê, o atual líder da oposição e do Partido Trabalhista do Reino Unido, Ed Miliband, e os atores Joseph Gordon-Levitt e Thomas William Hiddleston aceitaram o convite para usar a peça.

"Eu fiquei pessoalmente desapontada por não termos conseguido incluir Cameron na nossa edição sobre feminismo porque é o objetivo da Elle se envolver com os homens na luta pela igualdade: por causa do desequilíbrio de gênero no Parlamento, é o homem que tem o poder de promover mudanças em todas as áreas da vida das mulheres", disse Lorraine Candy, editora-chefe da revista.

Essa não é a primiera vez que Cameron fica em uma situação embaraçosa por causa do tema. Em setembro de 2013, quando perguntado se era ou não feminista, Cameron respondeu: "Eu não sei do que eu poderia me chamar...cabe aos outros designar rótulos. Mas eu acredito que homens e mulheres deveriam ser tratados iguais".

Não demorou para a questão ir parar nas redes sociais. "Desculpa, Elle, mas a última coisa que o feminismo precisa é que Cameron se declare feminista", escreveu uma jovem no Twitter. "Eu fico contente que David Cameron tenha dito não ao ser convidado pra usar a camiseta da Elle. Eu realmente não quero que o Primeiro-Ministro vista camisetas de slogans para publicidade", escreveu outro usuário.

"Parece que David Cameron não se sente confortável ao se identificar com a causa do feminismo. Dada a enorme contribuição do movimento feminista para o avanço dos direitos das mulheres, isso é lamentável ", disse ao The Guardian Daisy Sands, líder da organização britânica voltada para a defesa dos direitos das mulheres, Fawcett Society.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade