PUBLICIDADE

Europa

Cachorro símbolo das manifestações gregas morre nesta quinta

Lukanikos esteve na lista das 100 personalidades do ano da Times

9 out 2014 - 14h57
(atualizado às 17h19)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O cachorro se tornou s&iacute;mbolo das greves que atingiram a Gr&eacute;cia durante a crise</p>
O cachorro se tornou símbolo das greves que atingiram a Grécia durante a crise
Foto: Twitter

Lukanikos, o cachorro símbolo das manifestações em Atenas contra a crise econômica, morreu, informou nesta quinta-feira a imprensa grega. O cão se tronou ícone na Grécia por participar das manifestações contra a austeridade na capital grega nos últimos seis anos e estar sempre na linha de frente dos protestos rosnando e latindo contra os policiais.

O cachorro chegou a fazer parte da lista dos 100 personagens do ano de 2011 da revista "Times", além de ser destaque em vários veículos de informação do mundo inteiro, como CNN, BBC e Al Jazira. A saúde do animal, que tinha cerca de 10 anos, tinha piorado nos últimos dois anos, durante os quais foi visto várias vezes na praça Syntagma nas manifestações e envolvido pela fumaça das bombas de gás lacrimogêneo, relata o jornal grego "Avgì".

<p>Lukanikos morreu nesta quinta-feira, 9 de outubro, segundo a imprensa grega</p>
Lukanikos morreu nesta quinta-feira, 9 de outubro, segundo a imprensa grega
Foto: Twitter

O homem que cuidou do cachorro desde que ele era pequeno, e que preferiu revelar sua identidade, disse que Lukanikos morreu recentemente em sua casa.

O veterinário que cuidou do cão disse que a exposição às substancias químicas presentes nas bombas de gás lacrimogêneo usadas pela Polícia foram os principais causadores de sua morte.

O cachorro tinha uma página no Facebook que registrou quase 45 mil curtidas, também foi tema de uma música e protagonista de um vídeo publicado no Youtube para expressar solidariedade ao povo grego.

Depois do anúncio da morte do animal muitas pessoas se expressaram nas redes sociais com frases como: "Adeus Loukanikos", "Loukanicos, o cachorro da revolta grega, deu seu ultimo suspiro".

Fonte: ANSA
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade