Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Brasil é homenageado no Festival Internacional de Teatro de Rua de Aurillac, na França

Termina neste sábado (23), a 38ª edição do Festival Internacional de Teatro de Rua de Aurillac, no interior da França, que este ano homenageia o Brasil na temporada cultural França-Brasil. O programa oficial deste ano apresenta 19 companhias, um terço dos criadores é composto por nomes brasileiros. Dentre eles, o coreógrafo e bailarino brasileiro Fábio Osório Monteiro, que participa com a performance "Bola de Fogo".

22 ago 2025 - 12h09
Compartilhar
Exibir comentários

Termina neste sábado (23), a 38ª edição do Festival Internacional de Teatro de Rua de Aurillac, no interior da França, que este ano homenageia o Brasil na temporada cultural França-Brasil. O programa oficial deste ano apresenta 19 companhias, um terço dos criadores é composto por nomes brasileiros. Dentre eles, o coreógrafo e bailarino brasileiro Fábio Osório Monteiro, que participa com a performance "Bola de Fogo". 

Apresentação de "Bosque" de Clarice Lima, no Festival de Teatro de Aurillac, em 21 de Agosto de 2025.
Apresentação de "Bosque" de Clarice Lima, no Festival de Teatro de Aurillac, em 21 de Agosto de 2025.
Foto: © Carina Branco/RFI / RFI

Com informações de Carina Branco, enviada especial da RFI a Aurillac  

Desde quarta-feira, a pequena cidade com cerca de 27 mil habitantes recebe cerca de 3 mil artistas e 140 mil espectadores. Por meio da dança, Alice Ripoll, Clarice Lima, Marina Guzzo, Fábio Osório Monteiro, Renato Linhares, Vania Vaneau e a companhia ColetivA Ocupação contam histórias de resistências, lutas, insubmissão e irreverência.

Em entrevista à RFI, o diretor do Festival de Aurillac, Frédéric Rémy, destacou que ter o tema Brasil na cidade francesa é uma forma de trazer debates políticos para o espaço público.

"Um Brasil que resistiu aos anos Bolsonaro, um Brasil que tenta lutar contra os preconceitos, que tenta lutar contra as desigualdades. Eu acredito que isso é importante. Depois, é um Brasil que também quer festejar e dançar porque faz parte da sua identidade. A dança no espaço público é um elemento completamente libertador e é algo que se compartilha de maneira intensa", descreveu.

Para o diretor, trazer um ambiente alegre e irreverente para um espaço público francês é positivo:

"Na França e na Europa precisamos nos abrir ao mundo e encontrar as pessoas cara a cara, ouvi-las. Estes encontros são incomparáveis", acrescenta Frédéric Rémy.

Acarajé como expressão política 

Fábio Osório Monteiro falou à RFI logo depois de ter fritado acarajé para as dezenas de pessoas que assistiam à sua peça que junta dança, histórias e a preparação ao vivo da iguaria culinária afro-baiana. Segundo ele, o acarajé, sinônimo de legado e resistência, é uma "comida sagrada" e política, feita com o "ingrediente da saudade".

O bailarino contou que "Bola de Fogo" surgiu no momento em que ele, como artista, estava tendo dificuldades financeiras, quando teve a ideia de fazer do alimento tão tradicional em Salvador, uma forma de ganhar seu sustento.

No espetáculo, o artista aborda questões pessoais, políticas e pensamentos progressistas para a sociedade. "É um trabalho em que eu vou passeando por desejos pessoais e desejos meus para o mundo, através do alimento que é o acarajé. Uma comida sagrada, uma comida de Orixá, para quem é do candomblé. Sem dúvida, foi um dos trabalhos que mais me tocam pessoalmente", revelou.

"Chegar numa praça aqui na cidade de Aurillac, na França, e encontrá-la cheia de gente para ver a minha performance, assim como tem outras praças cheias de gente para ver outros artistas, é lindo. Isso é muito potente", destaca Fábio.

Assim como durante o Festival de Avignon, as ruas do Festival de Aurillac também ficam lotadas de companhias de teatro à margem do programa oficial, as chamadas "Companhias de Passagem". São 640 grupos que vêm de toda a França, mas também de outros países.

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade