PUBLICIDADE

Europa

Bomba da Segunda Guerra gera transtornos em Düsseldorf

Autoridades são forçadas a isolar área de um quilômetro de raio. Mais de 8 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

9 mar 2017 - 08h43
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A descoberta de uma bomba de cinco toneladas da Segunda Guerra Mundial levou à retirada de 8 mil pessoas de suas casas na cidade de Düsseldorf nesta quinta-feira (09/03).

As autoridades fecharam uma das principais rodovias da região e alertaram que os acessoes ao aeroporto internacional, um dos mais movimentados do oeste alemão, também foi afetado, assim como linhas férreas.

Polícia isola área onde bomba foi achada: acontecimento é frequente na Alemanha
Polícia isola área onde bomba foi achada: acontecimento é frequente na Alemanha
Foto: Deutsche Welle

Trabalhadores da construção civil descobriram a bomba de fabricação britânica na noite de quarta-feira, no bairro de Düsseldorf-Rath, levando as autoridades municipais a estabelecer um perímetro de segurança no raio de um quilômetro ao redor do local.

A prefeitura pede que os moradores se mantenham alertas, afirmando que "não há garantias de que a bomba não venha a explodir no processo [de desarmamento]". O isolamento da área, que inclui um hotel com 250 hóspedes, provocou grandes problemas no trânsito da cidade.

"O trânsito aumenta, a situação ainda não é catastrófica, mas podemos prever que problemas vão ocorrer nas próximas horas", disse um porta-voz da polícia.

A bomba possui um detonador químico-mecânico que, segundo a polícia, é "bastante perigoso". As autoridades não descartam a hipótese de que o explosivo tenha de ser detonado no local onde foi encontrado. O artefato foi utilizado nos bombardeios aliados durante campanha contra os nazistas.

Na manhã desta quinta-feira, três outras bombas da Segunda Guerra Mundial também causaram transtornos na cidade de Moers. O processo de desarmamento de uma bomba americana e duas britânicas, encontradas na segunda-feira, levaram à evacuação de mais de 400 pessoas.

A descoberta de bombas não detonadas da Segunda Guerra Mundial ocorre com frequência na Alemanha, geralmente em locais em obras. No dia de Natal, 54 pessoas foram forçadas a evacuar a cidade de Ausburg, após a descoberta de outra bomba britânica. Em 2014, um trabalhador da construção civil morreu após uma escavadeira atingir acidentalmente uma bomba, gerando uma grande explosão.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade