PUBLICIDADE

Mundo

EUA, Reino Unido e França atacam a Síria para punir Assad por suspeita de uso de gás venenoso

14 abr 2018 - 12h24
(atualizado às 12h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Forças norte-americanas, britânicas e francesas bombardearam a Síria com mais de 100 mísseis neste sábado nos primeiros ataques ocidentais coordenados contra o governo de Damasco, tendo como alvo o que disseram ser centros de armas químicas em retaliação a um suposto veneno ataque de gás.

Navio de guerra dos EUA dispara míssil Tomahawk durante ataque à Síria
14/04/2018
Matthew Daniels/Handout via REUTERS
Navio de guerra dos EUA dispara míssil Tomahawk durante ataque à Síria 14/04/2018 Matthew Daniels/Handout via REUTERS
Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a ação militar da Casa Branca, dizendo que os três aliados haviam "organizado seu poder justo contra a barbárie e a brutalidade".

Mais tarde, ele tuitou: "Missão cumprida".

O atentado representa uma grande escalada no confronto do Ocidente com a Rússia, aliado de Assad, mas é improvável que altere o curso de uma guerra multifacetada que matou pelo menos meio milhão de pessoas nos últimos sete anos.

Isso, por sua vez, levanta a questão de para onde os países ocidentais vão a partir daqui, depois de uma série de ataques classificados por Damasco e Moscou como imprudentes e inócuos.

Pela manhã, os países ocidentais disseram que seu bombardeio havia sido encerrado por ora. A Síria divulgou um vídeo dos escombros de um laboratório de pesquisa bombardeado, mas também do presidente Bashar al-Assad chegando ao trabalho como de costume, com a legenda "Manhã de resistência".

Não houve relatos imediatos de vítimas. Os aliados de Damasco disseram que os edifícios atingidos haviam sido esvaziados com antecedência.

A Rússia prometeu responder a qualquer ataque contra seu aliado e disse no sábado que as defesas aéreas sírias haviam interceptado 71 dos mísseis disparados.

Mas o Pentágono disse que os EUA mantinham contatos para evitar conflitos com a Rússia antes e depois dos ataques, que os sistemas de defesa aérea síria haviam sido ineficazes e que não havia indicação de que os sistemas russos tivessem sido usados.

Em entrevista coletiva nesta manhã, o Pentágono disse que os ataques durante a noite atingiram todos os alvos e tinham como objetivo dar um sinal inequívoco ao governo sírio e impedir o uso futuro de armas químicas.

Segundo autoridades, os ataques enfraqueceram significativamente a capacidade do presidente sírio Bashar al-Assad de produzir armas químicas e o Pentágono não estava ciente de nenhuma morte civil resultante das greves.

"UM TIRO SÓ"

A primeira-ministra britânica, Theresa May, descreveu o ataque como "limitado e direcionado", sem intenção de derrubar Assad ou intervir mais amplamente na guerra. Ela disse que autorizou a ação britânica depois que a inteligência indicou que o governo Assad era culpado de ter usado gás venenoso em Douma, subúrbio de Damasco, há uma semana.

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que os ataques foram limitados até agora às instalações de armas químicas da Síria. Paris divulgou um dossiê que, segundo o jornal, mostra que Damasco é culpada pelo ataque com gás venenoso em Douma, a última cidade que abriga um território controlado por rebeldes perto de Damasco que as forças do governo recapturaram este ano.

Washington descreveu seus alvos como um centro perto de Damasco para pesquisa, desenvolvimento, produção e testes de armas químicas e biológicas, um local de armazenamento de armas químicas perto da cidade de Homs e outro local perto de Homs que armazenava equipamentos de armas químicas e abrigava um posto de comando.

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, classificou os ataques como "um tiro só", embora Trump tenha levantado a possibilidade de mais ataques se o governo Assad usar novamente armas químicas.

"Estamos preparados para sustentar essa resposta até que o regime sírio pare de usar agentes químicos proibidos", disse o presidente dos Estados Unidos em um discurso televisionado.

O Pentágono disse que havia agentes de armas químicas em um dos alvos e que por isso, embora haja outros locais do sistema de armas químicas da Síria, os ataque tinham enfraquecido significativamente sua capacidade de produzir tais armas.

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir o que Moscou denunciou como um ataque injustificado contra um Estado soberano. Diplomatas disseram que a reunião acontecerá em Nova York às 12h (horário de Brasília).

A mídia estatal síria chamou o ataque de "violação flagrante do direito internacional". O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, chamou isso de crime e os líderes ocidentais de criminosos.

Inspetores da Organização para a proibição de Armas Químicas (Opaq) deveriam visitar Douma no sábado para inspecionar o local do ataque a gás em 7 de abril. Moscou condenou os Estados ocidentais por se recusarem a esperar por suas descobertas.

A Rússia, cujas relações com o Ocidente se deterioraram a níveis de hostilidade da era da Guerra Fria, negou qualquer ataque com gás ocorrido em Douma.

Mas apesar de responder exteriormente com fúria ao ataque de sábado, Damasco e seus aliados também deixaram claro que consideravam um caso isolado, que provavelmente não prejudicará Assad.

Uma autoridade de uma aliança regional que apoia Damasco disse à Reuters que os locais visados foram esvaziados dias atrás graças a um alerta da Rússia.

"Se isso estiver terminado e não houver uma segunda (de ataques), será considerado limitado", disse a autoridade.

Dmitry Belik, membro do Parlamento russo que esteve em Damasco e testemunhou os ataques, disse à Reuters: "O ataque foi mais de natureza psicológica do que prático. Felizmente não há perdas ou danos substanciais."

Pelo menos seis explosões foram ouvidas em Damasco e havia fumaça na cidade, segundo uma testemunha da Reuters. Uma segunda testemunha disse que o distrito de Barzah em Damasco foi atingido.

Um laboratório de pesquisa científica em Barzah parece ter sido completamente destruído, segundo imagens da TV estatal al-Ikhbariya. Havia fumaça vinda dos escombros e um ônibus estacionado do lado de fora estava muito danificado.

ASSAD FORTE

Mas a intervenção ocidental praticamente não tem chance de alterar o equilíbrio militar de poder em um momento em que Assad está em sua posição mais forte desde os primeiros meses da guerra.

Em Douma, local do suposto ataque a gás, os últimos ônibus devem sair no sábado para transportar os rebeldes e suas famílias que concordaram em entregar a cidade, informou a TV estatal. Isso efetivamente acaba com toda a resistência nos subúrbios de Damasco, conhecida como Ghouta oriental, marcando uma das maiores vitórias do governo Assad durante toda a guerra.

A ajuda militar russa e iraniana nos últimos três anos permitiu a Assad esmagar a ameaça rebelde de derrubá-lo.

Estados Unidos, Reino Unido e França têm participado do conflito sírio durante anos, armando rebeldes, bombardeando combatentes do Estado Islâmico e enviando tropas para combater esse grupo. Mas os três países têm evitado atacar diretamente o governo Assad, além de uma saraivada de mísseis norte-americanos no ano passado.

Apesar de todos os países ocidentais terem dito durante sete anos que Assad deve deixar o poder, eles se negaram a atacar seu governo, faltando-lhe uma estratégia mais ampla para derrotá-lo.

As potências ocidentais se esforçaram no sábado para evitar qualquer nova escalada, incluindo qualquer conflito inesperado com a Rússia. A ministra da Defesa francesa, Florence Parly, disse que os russos "foram avisados de antemão" para evitar conflitos.

O ataque conjunto envolveu mais mísseis, mas parece ter atingido alvos mais limitados, do que um ataque similar que Trump ordenou no ano passado, em retaliação a outro suposto uso de armas químicas. Aquele ataque não teve impacto na guerra.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade