PUBLICIDADE

Mundo

EUA realizam teste de míssil adiado por crise com a China; veja

Os militares dos EUA disseram que cerca de 300 desses testes ocorreram antes e não foram resultado de nenhum evento global específico

16 ago 2022 - 11h25
(atualizado às 11h51)
Compartilhar
Exibir comentários
EUA fazem teste com míssil balístico intercontinental:

Os militares dos Estados Unidos realizaram nesta terça-feira, 16, teste de um míssil balístico intercontinental Minuteman III, adiado para evitar o aumento das tensões com Pequim durante a demonstração de força da China perto de Taiwan no início deste mês.

A China deslocou dezenas de aviões e disparou mísseis reais no Estreito de Taiwan depois que a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, fez uma viagem à ilha autogovernada. O país asiático considera a ilha parte de seu território e nunca renunciou ao uso da força para colocá-lo sob seu controle.

EUA realizam teste de míssil adiado por crise com a China
EUA realizam teste de míssil adiado por crise com a China
Foto: Reuters

Os militares norte-americanos disseram que cerca de 300 desses testes já foram realizados anteriormente, mas sem relação com qualquer evento global específico.

Em abril, os militares dos EUA já tinham cancelado o teste de seu míssil balístico intercontinental Minuteman III. Esse atraso tinha como objetivo diminuir as tensões nucleares com a Rússia durante a guerra em curso na Ucrânia.

O Minuteman III, com capacidade nuclear e fabricado pela Boeing, é fundamental para o arsenal estratégico dos militares dos EUA. O míssil tem um alcance de mais de 6.000 milhas (9.660 kms) e pode viajar a uma velocidade de aproximadamente 15.000 milhas por hora (24.000 km/h).

Os mísseis são dispersos em silos subterrâneos endurecidos operados por equipes de lançamento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade