Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Sala de TV: Alex Galette fala sobre os candidatos ao título de 'A Fazenda 17'

"Este é o fim": Adolescentes australianos lamentam perda da mídia social com início da proibição

10 dez 2025 - 15h29
Compartilhar
Exibir comentários

Os adolescentes australianos acessaram as mídias sociais pela última vez para se despedir de seus seguidores e lamentar a perda das plataformas que moldaram grande parte de suas vidas antes que a primeira proibição mundial entrasse em vigor nesta quarta-feira.

Nas horas que antecederam o início da proibição à meia-noite (horário local), uma enxurrada de mensagens de despedida veio de adolescentes -- e também de adultos -- em plataformas como TikTok, Instagram e Reddit.

"Sentirei falta de vocês", postou Josh Partington, de 29 anos, criador de Melbourne, que faz esquetes de comédia sobre a vida australiana para mais de 75.000 seguidores no TikTok.

A Austrália ordenou que 10 grandes plataformas, incluindo o TikTok, o YouTube da Alphabet e o Instagram e Facebook da meta, bloqueiem cerca de um milhão de usuários menores de 16 anos ou enfrentarão multas pesadas.

Cerca de 200.000 contas já foram desativadas somente no TikTok, informou o governo, e "centenas de milhares" serão bloqueadas nos próximos dias.

Os jovens australianos, que cresceram usando as mídias sociais, enfrentavam a perspectiva de perder o acesso aos seus aplicativos favoritos com uma mistura de tristeza, humor e descrença.

"Vou sentir muita falta de vocês, especialmente do conteúdo engraçado", escreveu um usuário do TikTok para seus seguidores. "Vejo vocês daqui a alguns anos, mas não sei se minha conta ainda estará de pé."

"Adeus, vejo vocês do outro lado", disse outro.

Foram publicadas edições dos memes favoritos dos usuários, enquanto muitos pediram aos seus seguidores que se juntassem a plataformas alternativas, como Yope, Lemon8 e Coverstar, que ainda não estão cobertas pela lei.

No Reddit, os usuários postaram suas notas de despedida em subreddits como o r/teenagers.

"Como autista de 13 anos, estou arrasado", dizia um post popular.

"Minha lista de reprodução com mais de 1.400 músicas no YouTube será excluída e o Reddit também, não tenho nenhum amigo... Ficarei completamente sozinho nos próximos três anos, até completar 16 anos."

Alguns ficaram online até a meia-noite de terça-feira, postando clipes de relógios em contagem regressiva ao som de "Skyfall", de Adele, e sua letra, "this is the end".

Outros descarregaram sua frustração no primeiro-ministro de centro-esquerda Anthony Albanese, que perdeu 6.000 seguidores no TikTok e no Instagram desde terça-feira.

"Espere só até podermos votar", comentou uma pessoa na conta de Albanese no TikTok.

Nem todos os adolescentes foram contra a proibição. "Ngl (não vou mentir), a proibição da mídia social é provavelmente para o melhor de nós", disse um usuário do TikTok. "Tudo o que fazemos é ficar sentados atrás de uma tela por horas."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade