PUBLICIDADE

Estados Unidos

Viagem de Snowden a Moscou pode ter Cuba como destino final

23 jun 2013 - 06h55
(atualizado às 07h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Eric Snowden em hotel de Hong Kong em imagem divulgada pelo jornal The Guardian
Eric Snowden em hotel de Hong Kong em imagem divulgada pelo jornal The Guardian
Foto: AP

O destino final do ex-técnico da CIA (agência de inteligência americana), Edward Snowden, acusado de revelar programas de espionagem secretos dos Estados Unidos, que voa de Hong Kong a Moscou, poderia ser Havana, informou neste domingo a rádio russa Eco, que cita fontes da companhia aérea russa Aeroflot.

Segundo as fontes, Snowden estará de passagem em Moscou para continuar voo possivelmente a Havana, embora alguns meios de comunicação tenham afirmado que poderia seguir viagem a Equador ou Islândia.

"Estamos precisando a informação. Segundo alguns dados, Snowden pode passar por Moscou como passageiro em trânsito", disse à agência "Interfax" um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo.

O Wikileaks revelou neste domingo que ajudou Snowden a deixar Hong Kong. Em sua conta no Twitter, o portal fundado pelo australiano Julian Assange informou que "ajudou no asilo político" do ex-técnico da CIA (agência de inteligência americana), "facilitando documentos de viagem e uma saída segura de Hong Kong rumo a um país democrático".

Snowden, que viajou a Moscou em um voo comercial, segundo fontes do governo chinês, um dia depois que os EUA solicitaram sua extradição, estaria agora "sobrevoando o espaço aéreo russo acompanhado de assessores legais do Wikileaks", acrescentou esse portal.

O ex-técnico da CIA partiu da antiga colônia britânica no voo SEU213 da Aeroflot, que deve aterrissar no Aeroporto Internacional Shermetyevo, na capital russa, às 17h15 (10h15 de Brasília).

Na véspera, os EUA solicitaram formalmente ao governo Hong Kong a extradição de Snowden, que enfrenta em seu país três acusações de espionagem e roubo de propriedade governamental, por cada um dos quais poderia ser condenado a até 10 anos de prisão.

Snowden admitiu que divulgou detalhes de programas de vigilância secretos, mas negou ser um "traidor". Dmitri Peskov, porta-voz do presidente russo, Vladimir Putin, que há alguns dias declarou que a Rússia estudaria um pedido de asilo de Snowden, declarou hoje que não sabe nada sobre a viagem a Moscou do ex-técnico da CIA

"Não sei nada. Soube disso agora por vocês", comentou Peskov em entrevista à rádio "Russkaya Sluzhba Novostei".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade