PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA pedem resposta rápida de Hong Kong sobre extradição de Snowden

Edward Snowden, ex-funcionário terceirizado da Agência de Segurança Nacional dos EUA, é acusado de espionagem por expor atividades secretas de vigilância no país

22 jun 2013 - 18h04
(atualizado às 19h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Eric Snowden em hotel de Hong Kong em imagem divulgada pelo jornal The Guardian
Eric Snowden em hotel de Hong Kong em imagem divulgada pelo jornal The Guardian
Foto: AP

Os Estados Unidos pressionaram Hong Kong neste sábado para responder rapidamente a seu pedido para extraditar Edward Snowden, ex-funcionário terceirizado da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) acusado de espionagem por expor atividades secretas de vigilância no país.

"Se Hong Kong não agir logo, vai complicar as nossas relações bilaterais e levantar questões sobre o comprometimento de Hong Kong com a lei", disse um alto funcionário da administração Obama à agência Reuters, falando sob condição de anonimato.

Fontes dizem que Snowden, que está escondido em Hong Kong, tem procurado representação legal de advogados de direitos humanos, enquanto se prepara para lutar contra as tentativas de forçá-lo a voltar para os Estados Unidos para enfrentar o julgamento.

O assessor de Segurança Nacional dos EUA Tom Donilon disse à rede de TV CBS News que os Estados Unidos têm um "bom argumento" contra Snowden e que esperavam que Hong Kong cumprisse o tratado bilateral de extradição assinado em 1998.

"Nós fomos até as autoridades de Hong Kong em busca da extradição de Snowden de volta para os Estados Unidos", disse Donilon. Ele acrescentou que os policiais americanos estavam em uma "conversa" com as autoridades de Hong Kong sobre o assunto. "Hong Kong tem sido historicamente um bom parceiro dos Estados Unidos em matéria de aplicação da lei e nós esperamos que eles cumpram o tratado neste caso", disse Donilon.

Uma fonte sênior da força policial dos EUA disse que a aplicação da lei de extradição "pode, claro, ser um longo processo legal", mas expressou otimismo de que Snowden seria extraditado.

O jornal South China Morning Post disse no sábado que Snowden não havia sido detido nem estava sob proteção policial - como relatado em outros veículos de imprensa - e que, ao contrário, estava em um "lugar seguro" em algum lugar em Hong Kong.

O jornal também citou Snowden, que teria dado novos detalhes sobre as atividades de espionagem dos EUA, incluindo acusações de espionagem dos EUA em redes chinesas de telefonia móvel.

"A NSA faz todos os tipos de coisas como invadir a rede de empresas de telefonia celular chinesas para roubar todos os seus dados de SMS (mensagens de texto)," disse Snowden, de acordo com o jornal, em uma entrevista concedida em 12 de junho.

Documentos divulgados anteriormente por Snowden revelaram que a NSA tem acesso a grandes quantidades de dados de internet como emails, salas de bate-papo e vídeo, a partir de grandes empresas como Facebook e Google, em um programa de governo conhecida como Prism.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade