PUBLICIDADE

Estados Unidos

Síria: 56% dos americanos são contra possível ação militar dos EUA

Levantamento foi feito após anúncio de Obama de que pretende lançar ação militar contra a Síria

3 set 2013 - 18h04
(atualizado às 19h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ainda não conseguiu convencer a opinião pública norte-americana sobre lançar uma ação militar limitada contra a Síria, segundo uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira.

Cerca de 56% dos entrevistados disseram que os Estados Unidos não deveriam intervir na Síria para punir o regime de Bashar al-Assad pelo suposto uso de armas químicas contra civis. Apenas 19% dos entrevistados via internet são favoráveis à ação.

Esses são basicamente os mesmos resultados da pesquisa da semana passada, indicando que Obama convenceu pouca gente ao dizer no sábado que Washington tem a obrigação de punir Assad por um incidente que Obama disse ter sido o pior ataque químico deste século.

Os EUA dizem que mais de 1.400 pessoas, incluindo centenas de crianças, foram mortas com gás sarin em 21 de agosto em subúrbios de Damasco controlados por rebeldes. O governo sírio nega ter cometido o ataque.

A pesquisa mostrou ainda que apenas 29% dos entrevistados apoiam a decisão do governo Obama de fornecer armas a rebeldes sírios, enquanto 49% se opõem.

Foram entrevistados 1.195 adultos norte-americanos, entre 30 de agosto e 3 de setembro. O intervalo de credibilidade da pesquisa, semelhante à margem de erro, é de 3,2 pontos percentuais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade