PUBLICIDADE

Estados Unidos

Senado dos EUA acerta fim do "apagão" no governo

22 jan 2018 - 17h07
(atualizado às 17h12)
Compartilhar
Exibir comentários
"Liderança republicana tem 17 dias para encontrar uma solução para os ' dreamers'", afirmou Chuck Schumer
"Liderança republicana tem 17 dias para encontrar uma solução para os ' dreamers'", afirmou Chuck Schumer
Foto: DW / Deutsche Welle

A paralisação do governo dos Estados Unidos iniciada há três dias está perto do fim, segundo declarações feitas pelo líder da oposição democrata no Senado, Chuck Schumer, nesta segunda-feira (22/01) em Washington.

Summer afirmou que chegou a um acordo com a liderança republicana para suspender a disputa orçamentária e que a sua bancada votará a favor de dotar temporariamente o governo federal de fundos até 8 de fevereiro. Até lá, o Congresso deverá chegar a um acordo orçamentário definitivo.

"Em algumas horas, o governo federal voltará a abrir. Mas a liderança republicana tem 17 dias para encontrar uma solução para os 'dreamers'", afirmou Schumer no Senado, antes da votação do acordo.

O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, prometeu começar logo o debate sobre a questão dos "dreamers" em troca da aprovação, pelos democratas, do projeto orçamentário.

Antes de o governo poder reabrir, o projeto agora em debate deverá passar pelo Senado, depois pela Câmara e, por fim, pela assinatura do presidente Donald Trump.

Na sexta-feira passada, os democratas impediram a aprovação de fundos para financiar a administração ao vincular seu apoio à regularização da situação de cerca de 800 mil "dreamers", como são chamados os jovens que foram trazidos ainda crianças para os EUA, de forma ilegal.

O ex-presidente Barack Obama criou um programa que impede a deportação desses jovens, conhecido como Daca. Porém, este foi cancelado por Trump em setembro passado e acaba em 5 de março.

O impasse que levou à paralisação do governo é o primeiro do gênero desde 2013 e marcou o aniversário de primeiro ano da administração Trump.

AS/efe/afp

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade