PUBLICIDADE

Estados Unidos

'Peço que tenham fé', diz Obama diante de 6 mil jovens em Iowa

28 ago 2012 - 18h42
(atualizado às 19h12)
Compartilhar

O presidente americano e candidato à reeleição, Barack Obama, pediu nesta terça-feira a eleitores jovens que tenham "fé" e que não escutem os republicanos, que, segundo ele, tentam dissuadi-los de votar nas eleições de novembro.

Barack Obama limpa o suor do rosto ao falar com estudantes da Universidade Estadual de Iowa, em Ames
Barack Obama limpa o suor do rosto ao falar com estudantes da Universidade Estadual de Iowa, em Ames
Foto: AFP

"Peço que tenham fé", afirmou Obama durante um discurso de 25 minutos no campus da Universidade pública de Iowa, na cidade de Ames, no momento em que seus rivais republicanos, liderados pelo pré-candidato Mitt Romney, se reuniam em Tampa (Flórida, sudeste) em uma convenção nacional.

O presidente ironizou o evento de seus adversários, afirmando que o programa deles "deve ser um espetáculo bastante divertido". "Estou certo de que terão muitas coisas encantadoras para dizer sobre mim", acrescentou, provocando risadas na multidão.

"Mas o que não ouvirão deles é um caminho para o futuro, que responda às dificuldades de nossa época. Ao invés disso, falarão de um plano econômico que reduzirá em 250.000 dólares os impostos daqueles que ganham três milhões de dólares ou mais. Os empregos e a prosperidade voltarão como num passe de mágica para todos os outros", afirmou.

"O que é preciso entender aqui em Ames, é que o voto de vocês é importante. O voto de vocês teve um efeito" em 2008, acrescentou Obama, que contou com uma participação incomum dos jovens em 2008 para obter seu primer mandato há quatro anos, mas que parece ter mais dificuldades nesse sentido este ano, segundo pesquisas.

"A mudança foi possível graças a vocês. Agora temos mais trabalho a fazer para que a economia cresça, para criar bons empregos, reforçar a classe média. Em novembro, o voto de vocês terá mais importância do que nunca", afirmou o presidente.

Obama iniciou nesta terça-feira em Ames uma viagem de dois dias. Na noite de terça-feira, ele irá a Fort Collins no Colorado (oeste), um estado-chave no mapa eleitoral para as eleições de 6 de novembro, assim como Iowa.

Para completar o contraste esperado com a convenção republicana, Obama estará na quarta-feira em Charlottesville, Virgínia (leste), novamente em uma universidade.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade