PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama limitará uso de armamento militar por parte da polícia

Medida busca dar uma resposta aos casos de violência policial ocorridos em cidades como Baltimore e Ferguson

18 mai 2015 - 15h12
(atualizado às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente americano, Barack Obama, proibirá o uso de certos armamentos militares por parte da polícia e restringirá rigorosamente a lista dos que poderão utilizá-lo, indicou a Casa Branca nesta segunda-feira (18).

Para Barack Obama, medidas ajudam na confiança mútua entre a população e a polícia
Para Barack Obama, medidas ajudam na confiança mútua entre a população e a polícia
Foto: Kevin Lamarque / Reuters

Esta iniciativa de Obama, que será anunciada em uma visita a Camden, Nova Jersey (leste), busca reduzir a tensão entre a população e as forças de ordem após uma série de incidentes violentos, de Ferguson (Mississippi, sul) a Baltimore (Maryland, leste), depois da morte de jovens negros pelas mãos de policiais.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Apoiando-se nas conclusões de um grupo de trabalho iniciado em janeiro, as medidas querem fortalecer a confiança entre "as forças de ordem que arriscam sua vida todos os dias e as comunidades que elas estão comprometidas a proteger e servir".

De acordo com a Casa Branca, o presidente proibirá, em particular, que as polícias adquiram junto às agências federais veículos blindados, armas de grosso calibre e inclusive certos uniformes de camuflagem.

Segundo a Agência de Logística do Pentágono, o departamento de Defesa entregou em 2013 material militar, avaliado em 450 milhões de dólares, às forças policiais locais, de binóculos de visão noturna a veículos blindados.

Para além das restrições, que se referem a equipamentos raramente utilizados (o documento também menciona a proibição de baionetas), o Executivo americano quer delimitar mais estritamente as condições de compra e utilização de material mais comum e colocar maior ênfase na formação.

Durante seu discurso em Camden, uma cidade com um dos índices mais altos de crimes violentos dos Estados Unidos, o presidente explicará algumas "inovações colocadas em funcionamento para ajudar a polícia a fazer seu trabalho da maneira mais segura e, ao mesmo tempo, reduzir a criminalidade", disse no sábado em seu discurso semanal.

O departamento de Justiça apresentará, por sua vez, um guia para impulsionar o uso por parte dos corpos policiais de câmeras incorporadas em seus uniformes.

Após os incidentes de Ferguson em agosto de 2014, quando um policial branco matou com um tiro um adolescente negro desarmado, o que gerou uma onda de protestos e distúrbios, Obama propôs um programa de 75 bilhões de dólares para cofinanciar, em associação com as autoridades locais, até 50.000 destas câmeras.

EUA abrem investigação sobre polícia de Baltimore:
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade