PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama anuncia que votará 12 dias antes das eleições

15 out 2012 - 16h55
(atualizado às 17h56)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, votará em Chicago doze dias antes das eleições presidenciais, como permite a lei do estado de Illinois (norte), anunciou o chefe de Estado esta segunda-feira em sua conta no microblog Twitter.

"Vou seguir o exemplo de @MichelleObama (primeira-dama) e votarei antes de 25 de outubro. Se o teu estado permite a votação antecipada, faça como eu", escreveu Obama em sua conta oficial @BarackObama, assinando com suas iniciais, em sinal de que ele mesmo escreveu a mensagem.

O comitê de campanha de Obama confirmou em seguida que o presidente democrata votará pessoalmente em Chicago, seu reduto político antes de chegar à Casa Branca, e onde está instalado o centro da campanha pela sua reeleição. Minutos antes, a primeira-dama, Michelle Obama, também havia anunciado pelo Twitter que votaria antecipadamente por correspondência, incitando seus compatriotas a fazerem o mesmo.

A equipe de campanha democrata disse que "o presidente e a primeira-dama darão um passo histórico votando antecipadamente, em pessoa e por correspondência (respectivamente)". A mobilização dos eleitores, particularmente das minorias, representou um dos fatores decisivos para a vitória de Obama em 2008. Segundo Jim Messina, diretor de campanha do democrata, Obama mantém uma vantagem sólida sobre o adversário republicano Mitt Romney, revelaram pesquisas de opinião.

Desde a semana passada, eleitores de 42 estados já podem votar por correspondência e nove deles abriram a votação pessoal nos centros eleitorais. Esta prática foi adotada para evitar as longas filas antes das eleições de 6 de novembro e que os eleitores não percam a terça-feira, dia da votação, que não é feriado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade