PUBLICIDADE

Estados Unidos

Mãe de menino morto pela polícia em Cleveland exige justiça

Tamir Rice recebeu dois tiros de um policial quando carregava uma pistola de brinquedo em um parque

9 dez 2014 - 00h57
(atualizado às 07h45)
Compartilhar
Exibir comentários
A mãe de Tamir Rice exigiu justiça pela morte do filho
A mãe de Tamir Rice exigiu justiça pela morte do filho
Foto: Aaron Josefczyk / Reuters

A mãe de Tamir Rice, o menino negro morto a tiros pela polícia na cidade americana de Cleveland quando carregava uma pistola de brinquedo em um parque, exigiu nesta segunda-feira punição para os agentes envolvidos no incidente.

"Quero que os dois policiais sejam condenados", disse Samaria Rice, que espera a instalação de um grande juri em Cleveland (Ohio) para determinar o julgamento dos policiais.

O episódio, que ocorreu no dia 22 de novembro e foi gravado por uma câmera de vigilância, reavivou a indignação dos americanos contra a impunidade de policiais brancos envolvidos na morte de cidadãos negros nos Estados Unidos.

Samaria disse que apresentou uma queixa a nível federal por homicídio culposo contra os policiais e que exige que "a polícia assuma a responsabilidade pelo que fez" a seu filho.

Tamir Rice recebeu dois tiros de um policial, que atendia a uma chamada sobre um jovem negro armado em uma praça.

A decisão de dois grandes juris de absolver um policial que matou um jovem negro de 18 anos desarmado em Ferguson (Missouri) e outro policial que agarrou um homem negro pelo pescoço que faleceu em Nova York provocou uma onda de indignação nos Estados Unidos.

"Se a polícia de Cleveland não é capaz de lidar com os casos de crianças brincando com armas falsas, então devemos proibir estas armas na cidade para evitar que mais crianças sejam assassinadas", disse o advogado de Rice, Benjamin Crump.

Uma investigação federal em Cleveland revelou que a polícia local faz uso excessivo da força, segundo o secretário americano de Justiça, Eric Holder.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade