PUBLICIDADE

Estados Unidos

Hackers invadem conta de agência e noticiam ataque à Casa Branca

23 abr 2013 - 14h23
(atualizado às 15h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Reprodução da página da AP no Facebook confirmando o ataque à conta da agência
Reprodução da página da AP no Facebook confirmando o ataque à conta da agência
Foto: Facebook / Reprodução

Hackers invadiram a conta de Twitter da agência de notícias americana AP nesta terça-feira para divulgar a notícia falsa de que duas explosões haviam sido registradas na Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, deixando o presidente Barack Obama ferido. Em poucos minutos, a agência garantiu que o tuíte era resultado de uma invasão, suspendendo temporariamente a conta.

A mensagem "Breaking: Two Explosions in the White House and Barack Obama is injured" ("Urgente: duas explosões na Casa Branca e Obama está ferido"), de um grau de precisão noticiosa incomum para o que seria um fato novo e ainda não confirmado por autoridades, causou estranheza e suspeita entre os usuários do Twitter.

"A conta de Twitter da Associated Press (@AP) foi hackeada. Por favor não responda às notícias postadas por ela nos últimos 20 minutos", confirmou o perfil da agência no Facebook. A agência também divulgou uma nota, afirmando que a informação sobre a Casa Branca é falsa que mais esclarecimentos serão oferecidos assim que possível.

Apesar da confirmação do ataque e da forma e do conteúdo suspeitos da mensagem, o assessor da Casa Branca, Jay Carney, garantiu (também através do Twitter) a integridade física do presidente americano. A falsidade do tuíte, todavia, teve um fugidio efeito real no mercado financeiro. Um índice industrial da Dow Jones caiu 0,9% (o equivalente a 130 pontos), e o S&P 500 baixou 0,8% (12 pontos); ambos recuperaram-se em questão de poucos minutos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade