PUBLICIDADE

Estados Unidos

Trump proíbe acessório de rifle usado em massacre

A gestão Trump já se prepara para uma ação civil da Associação Nacional do Rifle ou de outros grupos favoráveis ao porte de armas.

18 dez 2018 - 16h22
(atualizado às 16h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta terça-feira que proibiu o acessório de arma de fogo usado no massacre de 58 pessoas no ano passado em Las Vegas, dando aos proprietários dos chamados "bump stocks" 90 dias para devolver ou destruir as peças e impedindo seus usuários de registrá-las.

Homenagem a vítimas de massacre em Las Vegas
 1/10/2018   REUTERS/Steve Marcus
Homenagem a vítimas de massacre em Las Vegas 1/10/2018 REUTERS/Steve Marcus
Foto: Reuters

Normalmente o Partido Republicano de Trump apoia o porte de armas, e seus membros vêm combatendo ferozmente supostas ameaças à Segunda Emenda da Constituição dos EUA, que garante aos cidadãos o direito de portar armas.

Mas seu governo descartou qualquer possível debate no Congresso ao emitir nesta terça-feira uma regra definitiva que acrescenta os "bump stocks" a uma definição de metralhadora escrita 80 anos atrás, durante o auge do uso dos "fuzis-metralhadoras" por parte de gângsteres. Os acessórios permitem que uma arma semiautomática dispare centenas de cartuchos por minuto, o que muitos dizem transformá-la em uma metralhadora.

O regulamento do Departamento de Justiça segue o exemplo de muitos Estados e varejistas que impuseram limites mais rígidos às vendas de armas e acessórios depois de um massacre em uma escola secundária da Flórida em março.

A gestão Trump já se prepara para uma ação civil da Associação Nacional do Rifle ou de outros grupos favoráveis ao porte de armas.

Autoridades do Departamento de Justiça que conversaram por telefone com repórteres disseram ter confiança na análise da jurisprudência que realizaram ao redigir e revisar o regulamento. O departamento disse já ter recebido quase 190 mil comentários sobre sua proposta para o regulamento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade