PUBLICIDADE

Estados Unidos

Genro de Trump perde acesso a arquivos 'top secret'

Jared Kushner tinha autorização apenas provisória do governo

27 fev 2018 - 20h58
(atualizado em 28/2/2018 às 07h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Genro de Trump perde acesso a arquivos 'top secret'
Genro de Trump perde acesso a arquivos 'top secret'
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O genro e conselheiro do presidente Donald Trump, Jared Kushner, perdeu o acesso a documentos confidenciais do governo dos Estados Unidos, segundo informações publicadas nesta terça-feira (27) pela imprensa local.

Um memorando enviado na última sexta-feira (23) diz que o marido de Ivanka Trump passou do nível "top secret" para o "secret". A decisão não afeta apenas Kushner, mas todos os funcionários da Casa Branca que tinham autorização provisória para acessar arquivos ultrassecretos.

A medida chega após a polêmica envolvendo o ex-secretário de Gabinete de Trump Rob Porter, que chegou a receber uma permissão temporária, embora o governo já soubesse que ele é acusado de violência doméstica por duas ex-esposas.

Kushner é um dos conselheiros mais próximos do presidente e um dos alvos da investigação que apura supostas interferências da Rússia nas eleições de 2016. O genro de Trump teve reuniões com representantes do Kremlin durante a campanha eleitoral e participou do encontro com uma advogada russa que dizia ter informações comprometedoras sobre Hillary Clinton.

Também nesta terça-feira, o jornal The Washington Post publicou que funcionários de pelo menos quatro países - China, Emirados Árabes Unidos, Israel e México - discutiram maneiras de "manipular" Kushner, se aproveitando de sua inexperiência em política externa.

Esses contatos com outras nações teriam levantado preocupações na Casa Branca e motivado a decisão de não conceder-lhe uma autorização permanente para acessar arquivos secretos.

Veja também

"Enquanto você chorava, eles riam", lembra homem vendido como escravo na Líbia.:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade