Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estados Unidos

Publicidade

Flávio Bolsonaro celebra classificação de CV e PCC como organizações terroristas

Anúncio foi feito um dia após o senador se reunir com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio

28 mai 2026 - 19h35
(atualizado às 19h51)
Compartilhar
3 comentários
Anúncio ocorre um dia após Flavio Bolsonaro se encontrar com Marco Rubio
Anúncio ocorre um dia após Flavio Bolsonaro se encontrar com Marco Rubio
Foto: Reprodução

O pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, celebrou a decisão do governo norte-americano de classificar as facções brasileiras Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas. A decisão foi divulgada no início da noite desta quinta-feira, 28, pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. 

No Twitter, Flávio escreveu: 'Grande dia', ao compartilhar a publicação feita por Rubio. O anúncio ocorre um dia após Flávio se reunir com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. De acordo com o parlamentar, Rubio se mostrou favorável à classificação do PCC e do CV como organizações terroristas. No entanto, o governo norte-americano já estudava essa medida há meses.

Encontro de Flavio com Marco Rubio

O senador encontrou com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e com Marco Rubio na quinta-feira, 27. Flavio está nos Estados Unidos desde segunda-feira, 25. O parlamentar afirmou que durante o encontro o secretário de Estado foi discutida a possibilidade do governo Trump designar o PCC e o CV como organizações terroristas.

Apesar do anúncio ter ocorrido um dia após o encontro, a medida já era estudada há meses pelo governo norte-americano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não chegou a conversar com Trump sobre a medida durante o encontro na Casa Branca ocorrido no início do mês.

Classificação como terroristas

A Secretaria de Estado do governo dos Estados Unidos (EUA) emitiu um comunicado em que informa a designação dos grupos criminosos PCC e CV como organizações terroristas internacionais. A medida será efetivada no próximo dia 5 de junho.

O secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que ambos grupos serão designados como Terroristas Globais Especialmente Designados (SDGTs) e Organizações Terroristas Estrangeiras (FTO).

"O CV e o PCC são duas das organizações criminosas mais violentas do Brasil. Juntas, comandam milhares de membros e orquestraram ataques brutais contra policiais, funcionários públicos e civis brasileiros. Sua influência e redes ilícitas se estendem muito além das fronteiras do Brasil, por toda a nossa região e por todo o país", disse.

Rubio afirmou, ainda, que a ação tomada nesta quinta-feira pelo Departamento de Estado demonstra compromisso do governo dos Estados Unidos em "desmantelar cartéis e organizações criminosas em nossa região e garantir a segurança do povo americano".

"O governo Trump continuará a usar todas as ferramentas disponíveis para proteger nossa nação e nossos interesses de segurança nacional, mantendo as drogas ilícitas longe de nossas ruas e interrompendo o fluxo de receita que financia narcoterroristas violentos", acrescentou.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra