PUBLICIDADE

Estados Unidos

Filho de brasileiros, George Santos é cassado pela Câmara dos Deputados dos EUA

Republicado se tornou o sexto deputado na história dos Estados Unidos a ser expulso do parlamento

1 dez 2023 - 13h37
(atualizado às 14h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Filho de brasileiros, George Santos é cassado pela Câmara dos Deputados dos EUA
Filho de brasileiros, George Santos é cassado pela Câmara dos Deputados dos EUA
Foto: Reuters

O Congresso dos Estados Unidos decidiu nesta sexta-feira, 1º de dezembro, cassar o mandato do deputado republicano George Santos, filho de imigrantes brasileiros. Ao todo, foram 311 votos a favor da expulsão do republicano, 114 contra e duas abstenções. Com a cassação, George Santos se tornou o sexto deputado na história dos Estados Unidos a ser expulso da Câmara.   

Santos, de 35 anos, responde por 23 acusações na Justiça dos Estados Unidos. Ele é acusado de crimes como fraude,  lavagem de dinheiro e roubo de identidade.

O ex-parlamentar também é acusado de utilizar dinheiro de doações políticas na compra de roupas, no pagamento de cirurgias e procedimentos estéticos, como aplicação de Botox, e até mesmo em gastos no site de conteúdo adulto OnlyFans. 

Comitê de Ética

Em 16 de novembro, o Comitê de Ética da Câmara dos Deputados divulgou um relatório sobre as alegações de que Santos cometeu fraude no financiamento de campanhas. O relatório documentou um padrão de contabilidade deficiente e uso indevido de fundos de campanha tão difundido que sua eleição "colocou em questão a integridade da Câmara".

Santos já havia se declarado inocente de acusações federais feitas por promotores de Nova York de lavagem de fundos de campanha para pagamento de despesas pessoais e cobrança de cartões de crédito de doadores sem permissão, entre outras violações de financiamento de campanha.

* Com informações da Reuters. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade