PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA: único socialista no Congresso desafiará Clinton nas primárias

29 abr 2015 - 23h36
(atualizado às 23h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O único "socialista" eleito no Congresso dos Estados Unidos, Bernie Sanders, anunciou nesta quarta-feira que desafiará Hillary Clinton nas primárias democratas do início de 2016.

Bernie Sanders, senador de 73 anos, informou ao jornal USA Today e à agência Associated Press que será candidato à indicação do Partido Democrata para as eleições presidenciais de novembro de 2016.

Os americanos "querem uma mudança fundamental do Estado para servir ao cidadão comum, e não apenas aos multimilionários", disse Sanders.

Praticamente desconhecido em nível nacional, Bernie Sanders é figura comum nos meios de comunicação quando se trata de representar a esquerda na política americana.

Apesar de não significar uma ameaça à Hillary Clinton, que conta com o apoio de 62% entre os democratas para as primárias, Sanders pode forçar a candidata a esclarecer suas posições sobre temas delicados, com os acordos de livre comércio em negociação, rejeitados pelos sindicatos.

"As pessoas não devem me subestimar", disse Sanders. "Acredito que podemos arrecadar um valor significativo através de pequenas contribuições individuais".

Sanders chegou à Câmara de Representantes em 1990 como independente; em 2006 foi eleito senador e obteve a reeleição em 2012.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade