PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA revogam liberdade presumida para imigrantes grávidas

29 mar 2018 - 19h24
(atualizado às 19h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca
22/03/2018
 REUTERS/Leah Millis
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca 22/03/2018 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

A administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que não assumiria mais que muitas mulheres grávidas detidas por autoridades de imigração deveriam ser liberadas da custódia, revertendo uma diretriz da era Obama.

Agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA farão uma determinação caso a caso sob a nova política. Mulheres no terceiro trimestre de gravidez ainda serão liberadas como antes, disse Philip Miller, um diretor executivo associado do ICE.

"Assim como há homens que cometem atos hediondo, atos violentos, nós também tivemos mulheres que cometeram atos hediondos", disse Miller a repórteres nesta quinta-feira.

O presidente republicano prometeu reprimir a imigração ilegal, incluindo políticas em que deportados podem permanecer livres durante casos pendentes. Democratas e grupos de defesa criticaram a administração por separar migrantes de seus filhos quando detidos.

Durante a administração do presidente Barack Obama, o ICE anunciou em 2016 que mulheres grávidas não sujeitas a detenção obrigatório deveriam ser presumivelmente liberadas.

Miller disse nesta quinta-feira que a nova diretriz deve se alinhar com uma ordem executiva de Trump exigindo uma ação mais dura do ICE. Trinta e cinco mulheres grávidas estão sob custódia do ICE, todas sujeitas a detenção obrigatória, disse ele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade