PUBLICIDADE

Estados Unidos

Homem com vírus Zika nos EUA não esteve no Brasil

12 jan 2016 - 17h58
(atualizado em 14/1/2016 às 08h37)
Compartilhar
Exibir comentários
O mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, febre chikungunya e Zika
O mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, febre chikungunya e Zika
Foto: Agência Brasil

As autoridades do Texas confirmaram hoje (12) o primeiro caso de vírus Zika nos Estados Unidos. O homem mora no condado de Harris e havia visitado a América Latina – El Salvador – recentemente.

Um dos diretores do Texas Children's Hospital, Peter Hote afirmou ao site Medscape que o caso provoca preocupação porque o estado tem as condições ideais para o desenvolvimento do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

"Há uma tempestade perfeita que pode proliferar o vírus no Texas. Temos duas espécies de mosquito que pode transmiti-la (a doença) e altos níveis de pobreza que levam a viver em ambientes não sadios, perto de água parada", ressaltou Hote.

Em adultos, o vírus provoca sintomas mais leves que a dengue e a chikungunya – também transmitidas pelo Aedes aegypti. Os sintomas clássicos são febre, dores no corpo e manchas na pele.

Em novembro de 2015, o Ministério da Saúde brasileiro confirmou a relação entre o vírus Zika e casos de microcefalia em bebês. Por causa do aumento de casos de Zika, as autoridades dos Estados Unidos aconselham seus cidadãos a tomar cuidados adicionais com a doença no Brasil, como uso de repelentes, e pedem que as grávidas adiem viagens à América Latina, para evitar problemas.

CORREÇÃO: A matéria "Estados Unidos registram primeiro caso de vírus Zika" publicada ontem (12), às 17h52, estava errada. Diferentemente do informado, o paciente dos Estados Unidos que contraiu o vírus Zika não esteve em Salvador, na Bahia, e sim em El Salvador, conforme correção divulgada hoje (13) pela Ansa Brasil, autora do texto reproduzido pela Agência Brasil.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade