PUBLICIDADE

Eleições nos EUA

Vitória de Trump derruba bolsas de valores ao redor do mundo

9 nov 2016 - 07h50
(atualizado às 08h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Ações despencam na Austrália com a eleição de Donald Trump
Ações despencam na Austrália com a eleição de Donald Trump
Foto: EFE
Controladores da bolsa de valores acompanham os números durante pronunciamento de vitória de Trump
Controladores da bolsa de valores acompanham os números durante pronunciamento de vitória de Trump
Foto: Getty Images

A guinada no rumo das eleições para presidente dos Estados Unidos na terça-feira (8) provocou uma convulsão generalizada nos mercados mundiais. O dólar americano caiu e as ações despencaram na manhã desta quarta, devido ao receio dos investidores que a vitória de Donald Trump possa mudar a ordem política global.

As bolsas asiáticas haviam aberto em alta, com os investidores convencidos da vitória da democrata Hillary Clinton, mas, à medida que Trump ampliava a vantagem na contagem dos votos, os mercados financeiros da Ásia e da Austrália começaram a cair.

O índice Nikkei da bolsa de Tóquio, por exemplo, caiu 5,36% (mais de 900 pontos), chegando aos 16.251,54 pontos. O segundo indicador da bolsa japonesa, o Topix, perdeu 4,57%, fixando-se nos 1.301,16 pontos no fechamento da sessão. Também caíram os índices de referência da bolsa de Hong Kong, da Coreia do Sul, Xangai, Shenzhen, Singapura, Índia e Austrália.

Em Frankfurt, o DAX, principal índice alemão, abriu em queda de 4%. Em Paris, a queda era de 2,7%. A convulsão também foi observada no mercado cambial, com o peso mexicano caindo para um dos valores mais baixos da sua história em desvalorizações que alcançaram 13%. Nos Estados Unidos e em Londres, as ações futuras, que indicam a tendência de abertura das bolsas, chegaram a perdas de 5% - pior até do que a ressaca causada pelo referendo sobre a saída da Grã-Bretanha da União Europeia, em junho.

"Com o Brexit tivemos um dia ruim, mas isso é diferente. Isso é o mais assustador em se colocar o cargo mais poderoso do mundo nas mãos de um homem que muitos acreditam ser temperamentalmente instável ", disse Donald Selkin, estrategista-chefe de mercado da National Securities em Nova York, segundo reportagem da agência de notícias Reuters. "Seus cortes de impostos podem abrir um enorme rombo orçamentário e suas sanções comerciais podem suspender o comércio mundial. Tudo isso pode gerar uma recessão", avaliou.

A busca dos investidores por ativos mais seguros, por outro lado, fez com que subissem títulos soberanos, assim como o iene japonês e o ouro.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade