PUBLICIDADE

Estados Unidos

Biden defende retirada de tropas dos EUA do Afeganistão

Presidente americano justificou a retirada dizendo que o propósito de Washington no país nunca foi criar um estado democrático

16 ago 2021 - 17h48
(atualizado às 17h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Nos primeiros comentários sobre o retorno do Talibã ao poder no Afeganistão e a caótica retirada de diplomatas americanos do país, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu nesta segunda-feira (16) sua decisão de manter a retirada de tropas dos Estados Unidos do país e reconheceu que a situação se deteriorou mais rápido do que o previsto pelo Pentágono.

Presidente dos EUA, Joe Biden
12/08/2021
REUTERS/Evelyn Hockstein
Presidente dos EUA, Joe Biden 12/08/2021 REUTERS/Evelyn Hockstein
Foto: Reuters

Biden ainda justificou a retirada dizendo que o propósito de Washington no país nunca foi criar um estado democrático. Ele também criticou o governo do presidente deposto Ashraf Ghani, que, segundo ele se negou a negociar com o Talibã e, ao mesmo tempo, desistiu de lutar contra a milícia.

"Nunca houve um momento certo para tirar as tropas, sabíamos os riscos e planejamos o contigenciamento", disse Biden. "Os líderes fugiram e o Exército entrou em colapso sem tentar lutar. No fim, o fim do envolvimento americano foi a decisão certa."

(Notícia em atualização)

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade