Avião com secretário de defesa dos EUA faz pouso de emergência após falha
Aeronave saía da Bélgica em direção à Irlanda quando uma janela trincou e interrompeu a viagem de Pete Hegseth
Um avião militar norte-americano que transportava Pete Hegseth, secretário de Defesa do governo Donald Trump, precisou realizar um pouso de emergência no Reino Unido nesta quarta-feira, 15, após apresentar uma falha durante o voo. A aeronave, um Boeing C-32 pertencente à Força Aérea dos Estados Unidos, partiu de Bruxelas e já sobrevoava o Atlântico, ao sul da Irlanda, quando uma trinca em uma das janelas causou falha na pressurização da cabine.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com a perda de pressão interna, o piloto iniciou imediatamente o procedimento de emergência, reduzindo a altitude e retornando para a Europa. O voo, identificado pelo código SAM 153, aterrissou em segurança na base aérea de Mildenhall, nas proximidades de Cambridge, sem registro de feridos.
"No caminho de volta aos Estados Unidos, após a reunião dos Ministros da Defesa da OTAN, o avião do Secretário de Guerra, Hegseth, fez um pouso não programado no Reino Unido devido a uma rachadura no para-brisa da aeronave. O avião pousou conforme os procedimentos padrão e todos a bordo, incluindo o secretário Hegseth, estão seguros", disse o porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, em publicação no X (ex-Twitter).
On the way back to the United States from NATO’s Defense Ministers meeting, Secretary of War Hegseth’s plane made an unscheduled landing in the United Kingdom due to a crack in the aircraft windshield. The plane landed based on standard procedures and everyone onboard, including…
— Sean Parnell (@SeanParnellASW) October 15, 2025
Hegseth havia participado de uma reunião de segurança da Otan, em Bruxelas, antes do incidente. Segundo dados do FlightRadar24, serviço que acompanha voos em tempo real, o avião chegou a transmitir o sinal 7700 - alerta internacional que indica situação de emergência a bordo e garante prioridade para pouso em aeroportos ou bases próximas.
Usuários da plataforma observaram que a aeronave desceu rapidamente para cerca de 10 mil pés (3 mil metros), uma manobra comum em casos de despressurização, quando é preciso alcançar uma altitude com níveis seguros de oxigênio para os ocupantes.
O Boeing C-32, uma adaptação militar do modelo 757 da Boeing, é amplamente utilizado para o transporte de autoridades norte-americanas, incluindo o vice-presidente e membros do alto escalão do governo.