PUBLICIDADE

Mundo

Estado de Direito se esfacelou na Venezuela, diz grupo de juristas

8 jul 2019 - 12h25
Compartilhar
Exibir comentários

O Estado de Direito se esfacelou na Venezuela no governo do presidente Nicolás Maduro, que usurpou os poderes do Legislativo e do Judiciário, disse um grupo internacional de juristas nesta segunda-feira.

Sam Zarifi
19/07/2017
REUTERS/Pierre Albouy
Sam Zarifi 19/07/2017 REUTERS/Pierre Albouy
Foto: Reuters

A Comissão Internacional de Juristas (ICJ) pediu às autoridades venezuelanas que restituam as instituições democráticas como parte de uma solução para a crise política, econômica e humanitária que engolfou o país-membro da Opep.

    O governo e uma Suprema Corte submissa na prática despojaram a Assembleia Nacional da maioria de seus poderes depois que a oposição obteve maioria no Parlamento nas eleições de 2015.

    Parlamentares leais a Maduro geralmente não comparecem às sessões, mas vão a reuniões da Assembleia Constituinte, organismo legislativo que se reúne no mesmo edifício.

    A Assembleia Constituinte, criada em uma eleição de 2017 boicotada pela oposição, é controlada pelo governista Partido Socialista, e seus poderes suplantam os da Assembleia Nacional.

    Sam Zarifi, secretário-geral do ICJ, apresentou seu relatório mais recente sobre a Venezuela: "Sem Espaço para Debate".

    "O foco deste relatório é a usurpação da autoridade do Legislativo por parte do governo da Venezuela. Isso vem depois de o Judiciário ser dominado", disse ele em um briefing à imprensa.

    "Parece bastante claro que, em reação à perda de apoio direto na Assembleia Legislativa, o governo decidiu pisotear completamente o princípio do Estado de Direito e a separação de Poderes", disse.

    A Assembleia Constituinte foi "formada inadequada e ilegitimamente" e ultrapassou muito seu papel declarado, disse Zarifi, acrescentando: "De fato, ela parece fazer tudo, menos debater uma nova Constituição."

    Rafael Chavero Gazdik, professor de direito constitucional da Universidade Central da Venezuela, disse que o novo órgão não produziu nenhum trabalho sobre uma nova Carta Magna.

    "Basicamente, é um organismo que está ajudando o presidente a fazer o que bem entende sem o Estado de Direito", opinou.

    "Após dois anos, não vimos na Venezuela um único esboço de qualquer artigo para uma nova Constituição --nem um sequer".

    Depois de serem privados de sua imunidade, quatro parlamentares da Assembleia Nacional estão presos e outros 22 fugiram do país, disse Chavero.

    A oposição venezuelana se encontrará com representantes do governo Maduro em Barbados para conversas mediadas pela Noruega, disseram as partes envolvidas no domingo, como parte dos esforços para resolver a crise política.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade