PUBLICIDADE

Mundo

Espanha terá fim gradual de isolamento e busca normalidade em junho

28 abr 2020 - 17h05
Compartilhar
Exibir comentários

A Espanha anunciou nesta terça-feira um plano de quatro fases para suspender um dos isolamentos do coronavírus mais rígidos da Europa e voltar à normalidade até o final de junho, agora que o número diário de mortes caiu para cerca de 300, menos de um terço da alta recorde de 950 do início de abril.

Pessoas em varandas em prédio de Madri durante quarentena do coronavírus
27/04/2020
REUTERS/Susana Vera
Pessoas em varandas em prédio de Madri durante quarentena do coronavírus 27/04/2020 REUTERS/Susana Vera
Foto: Reuters

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse que a suspensão das medidas que paralisam a vida pública desde 14 de março e quase travaram a economia começarão em 4 de maio e vão variar de província para província. Cada fase foi concebida para durar duas semanas.

A progressão para fases de restrições menores dependerá de fatores como a forma como a taxa de infecções progride, o número de leitos de unidades de tratamento intensivo disponíveis localmente e como as regiões cumprem as regras de distanciamento, disse ele, sem informar balizas concretas para tal avaliação.

Enquanto os restaurantes poderão abrir espaços com não mais de 30% de sua capacidade durante a primeira fase, o trabalho remoto será recomendado quando possível até se chegar à última fase do plano, em algum ponto de junho, quando as praias também poderão reabrir com apoio das autoridades locais.

"Estamos começando a vislumbrar um desfecho que será uma recompensa pelo enorme esforço coletivo feito ao longo das últimas semanas", disse Sánchez.

Ele explicou que o governo preferiu não estabelecer prazos exatos para a amenização do isolamento para evitar descumpri-los em meio a uma situação de incerteza.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade