PUBLICIDADE

Mundo

Espanha doará mais US$3,8 mi a agência da ONU após suspensão de ajuda por outros países

5 fev 2024 - 09h37
Compartilhar
Exibir comentários

A Espanha enviará à agência da Organização das Nações Unidas para refugiados palestinos, UNRWA, uma ajuda adicional de 3,5 milhões de euros (3,8 milhões de dólares), disse o ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares, aos parlamentares nesta segunda-feira.

Os principais doadores da UNRWA, incluindo os Estados Unidos e a Alemanha, suspenderam o financiamento depois que surgiram alegações de que cerca de 12 de suas dezenas de milhares de funcionários palestinos eram suspeitos de envolvimento nos ataques de 7 de outubro em Israel pelo Hamas.

"A situação da UNRWA é desesperadora e há um sério risco de que suas atividades humanitárias sejam paralisadas em Gaza dentro de algumas semanas", disse Albares aos parlamentares.

Madri contribuiu com 18,5 milhões de euros diretamente para a UNRWA em 2023, incluindo 10 milhões de euros aprovados em dezembro após a decisão de triplicar o desenvolvimento e a ajuda humanitária nos territórios palestinos.

Na sexta-feira, Portugal anunciou uma ajuda adicional à UNRWA no valor de um milhão de euros. O ministro das Relações Exteriores português, João Cravinho, escreveu na plataforma X que é essencial "não virar as costas para a população palestina neste momento difícil".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade