0

Equador confirma 5 novos casos de coronavírus, todos ligados a paciente inicial

2 mar 2020
09h25
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O Equador confirmou novos cinco casos de coronavírus em pacientes que tiveram contato direto com uma idosa que trouxe o vírus para o país andino ao retornar da Espanha, disse a ministra da saúde, Catalina Andramuño, no domingo.

Agente de saúde monitora temperatura de turistas em ponte fronteiriça de Rumichaca, em Tulcan, no Equador
01/03/2020
REUTERS/Daniel Tapia
Agente de saúde monitora temperatura de turistas em ponte fronteiriça de Rumichaca, em Tulcan, no Equador 01/03/2020 REUTERS/Daniel Tapia
Foto: Reuters

A mulher, uma cidadã equatoriana que reside na Espanha, chegou ao Equador em um voo direto de Madri no dia 14 de fevereiro, sem apresentar sintomas, mas logo começou a se sentir mal e foi internada em um dos hospitais públicos que o governo equipou para lidar com a situação do novo vírus.

O anúncio de domingo elevou o número total de casos confirmados no país para seis. Os cinco novos casos são parentes da mulher que tiveram contato direto com ela desde que chegou, disse Andramuño, acrescentando que todos estavam em quarentena em suas casas.

"Eles estão apresentando sintomas leves", disse Andramuño a repórteres na cidade de Guayaquil, no sul. "Estamos monitorando-os, estamos controlando-os."

As autoridades também estão monitorando cerca de 177 pessoas que poderiam ter entrado em contato com a paciente inicial, incluindo passageiros em seu voo, outros parentes e profissionais de saúde.

O novo coronavírus, originário da China, está se espalhando rapidamente pelo mundo. Outros países na América Latina que relataram casos incluem Brasil, México e República Dominicana.

O Ministério da Saúde do Equador disse no domingo que aumentou os exames médicos nos portos de entrada para viajantes da China, Itália, Irã, Coreia do Sul, Espanha e México.

Veja também:

O menino cego de 9 anos que dá aula em escola destruída pela guerra no Iêmen
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade