Em meio a tensão, Maduro apela para Papa mediar paz na Venezuela
Líder de Caracas enviou carta a Leão XIV no Vaticano
Em meio ao aumento das tensões diplomáticas com os Estados Unidos, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou uma carta ao papa Leão XIV para pedir sua intervenção como mediador pela "paz e estabilidade" no país.
Durante seu programa na TV estatal na última segunda-feira (6), o líder chavista afirmou ter "grande fé" no novo pontífice, descrevendo-o como "um papa equilibrado e pacífico, que soube dar continuidade ao legado de Francisco".
Maduro acrescentou que seu pedido busca "preservar a serenidade do povo venezuelano em um momento de tensão política e social".
Segundo o líder de Caracas, o Vaticano pode "ajudar o país a vencer a grande batalha pela paz" e contribuir para o diálogo com outros governos da região, particularmente em questões de segurança e narcotráfico.
"Que o papa Leão XIV abrace a Venezuela com sua palavra e com a diplomacia vaticana", declarou Maduro, expressando o desejo de seu país conseguir "uma grande vitória da paz".
Esta não é a primeira vez que Maduro recorre ao Vaticano: nos tempos do papa Francisco, ele já havia solicitado a mediação da Igreja Católica nas negociações com a oposição.