Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Egito e ENI descobrem grande campo de gás no Mediterrâneo Oriental

Cairo luta para garantir suas necessidades energéticas devido à guerra

7 abr 2026 - 15h41
(atualizado às 16h16)
Compartilhar

O Egito e a gigante italiana de energia ENI anunciaram uma descoberta "significativa" de gás natural na costa do país africano, em um momento em que Cairo luta para garantir suas necessidades energéticas devido à guerra no Oriente Médio.

Cairo luta para garantir suas necessidades energéticas devido à guerra
Cairo luta para garantir suas necessidades energéticas devido à guerra
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo a empresa europeia, estimativas preliminares indicam que "cerca de dois trilhões de pés cúbicos de gás" podem estar no campo de Temsah, no Mediterrâneo Oriental.

O Ministério do Petróleo do Egito, por sua vez, afirmou que a descoberta também inclui "130 milhões de barris de condensados de petróleo" e faz parte de um conjunto de políticas para "apoiar o aumento da produção, compensar o declínio natural e reduzir a conta de importação".

O fornecimento de gás natural ao Egito, proveniente do Catar e de Israel, foi significativamente interrompido devido à guerra no Oriente Médio, levando Cairo a implementar medidas de economia de energia, incluindo toque de recolher para empresas, aumento dos preços dos combustíveis e desaceleração de projetos governamentais.

O primeiro-ministro egípcio, Mostafa Madbouly, já afirmou que o conflito na região quase triplicou a conta de importação de gás natural do país, que passou de US$ 560 milhões para US$ 1,6 bilhão por mês.

O Egito tem enfrentado dificuldades no fornecimento de energia nos últimos anos, buscando tanto atender às suas necessidades internas quanto se posicionar como um centro energético regional. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra