Delegação dos EUA chega a Caracas para 'avaliações técnicas e logísticas'
Venezuela afirmou que também enviará diplomatas para Washington
Uma delegação do Departamento de Estado dos EUA chegou a Caracas, na Venezuela, para realizar "avaliações técnicas e logísticas relacionadas às funções diplomáticas em preparação para o possível restabelecimento das relações entre os dois países".
A informação foi confirmada pelo governo venezuelano liderado pela presidente interina Delcy Rodríguez, que também anunciou que uma equipe de diplomatas da nação sul-americana será enviada aos Estados Unidos para realizar um trabalho semelhante.
O comunicado oficial afirmou que a Venezuela se considera "vítima de agressão", mas que Caracas "lidará com essa situação por meio de canais diplomáticos".
Paralelamente, Edmundo González Urrutia, líder da oposição venezuelana exilado na Espanha desde 2024, pediu o reconhecimento "explícito" de sua vitória nas eleições presidenciais de 2024, cujo resultado é contestado e alvo de disputa política.
Em uma conversa telefônica com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, o opositor enfatizou que "a reconstrução democrática na Venezuela depende do reconhecimento claro dos resultados do pleito de 28 de julho de 2024". .