PUBLICIDADE

Mundo

Gaza está "inabitável" 10 anos após Hamas assumir, diz ONU

11 jul 2017 - 11h12
(atualizado às 13h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma década depois de o grupo islâmico Hamas dominar Gaza, o enclave palestino está na prática inabitável para seus 2 milhões de habitantes, já que o acesso a renda, saúde, educação, eletricidade e água potável está declinando, disse a Organização das Nações Unidas (ONU).

Em um relatório que examinou as condições humanitárias no território, que o Hamas tomou em junho de 2007 após um conflito breve com forças leais à Autoridade Palestina, a ONU conclui que a situação em Gaza está se deteriorando "mais e mais rapidamente" do que se previa até poucos anos atrás.

"No quadro como um todo, estamos vendo um des-desenvolvimento em câmera lenta", disse à Reuters em uma entrevista nesta terça-feira Robert Piper, coordenador de assistência humanitária e atividades de desenvolvimento da ONU para o Território Palestino Ocupado.

"Todos os indicadores, da energia à água, ao sistema de saúde, ao emprego, à pobreza e à insegurança alimentar, todos os indicadores estão declinando. Os moradores de Gaza estão passando por um des-desenvolvimento em câmera lenta já há uma década".

Imediatamente depois de o Hamas assumir o poder, Israel procurou isolar o grupo militante restringindo o fluxo de bens e pessoas que entram e saem de Gaza, limitando o acesso ao mar e trabalhando com o Egito para impor um bloqueio.

Ao mesmo tempo, o Hamas está envolvido em uma disputa quase constante com a Autoridade Palestina, sediada na Cisjordânia, o que leva esta a restringir as transferências financeiras a Gaza e, nas últimas semanas, pedir para Israel reduzir o fornecimento de eletricidade.

Em resultado, a população de Gaza, prevista para crescer outros 10 por cento nos próximos três anos, está sendo espremida por todos os lados, e os recursos se tornam mais escassos.

"Vejo este processo extraordinariamente desumano e injusto de estrangular gradualmente dois milhões de civis em Gaza, que na verdade não representa uma ameaça a ninguém", disse Piper.

Indagado sobre quem é responsável pelo estrangulamento, respondeu:

"Todos têm parte", mencionando desavenças políticas internas entre os palestinos, políticas de segurança de Israel que afetam os moradores de Gaza e dinâmicas regionais, incluindo a pressão que vem sendo feita pela Arábia Saudita e o Egito sobre o Catar, um grande doador do Hamas.

"Esta é a mensagem deste relatório, a mensagem fundamental: alguém tem que recuar e colocar os interesses dos civis no começo da fila para uma mudança", disse Piper.

Veja também

Alunos ficarão 200 dias isolados para testar vida no espaço:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade