Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Coreia do Sul: ex-presidente Yoon é condenado a 5 anos de prisão em primeiro julgamento

O ex-presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol foi condenado nesta sexta-feira (16) a cinco anos de prisão por obstrução da justiça e outros crimes, concluindo o primeiro de uma série de julgamentos relacionados à sua tentativa fracassada de impor uma lei marcial no país, em dezembro de 2024.

16 jan 2026 - 10h49
Compartilhar
Exibir comentários

Célio Fioretti, correspondente da RFI em Seul, com agências

O ex-presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol chega ao tribunal em Seul, Coreia do Sul, em 9 de julho de 2025. REUTERS/Kim Hong-Ji/Pool/Foto de arquivo
O ex-presidente sul-coreano Yoon Suk Yeol chega ao tribunal em Seul, Coreia do Sul, em 9 de julho de 2025. REUTERS/Kim Hong-Ji/Pool/Foto de arquivo
Foto: REUTERS - Kim Hong-Ji / RFI

Este julgamento em um tribunal de Seul é separado da acusação mais grave de "insurreição", na qual a promotoria pediu a pena de morte para o ex-chefe de Estado. O veredicto é esperado para fevereiro. O caso mergulhou o país em meses de protestos em massa e instabilidade política.

"Embora tivesse o dever, acima de tudo, de defender a Constituição e o Estado de Direito como presidente, o réu, ao contrário, demonstrou uma atitude que revelou desprezo pela Constituição", disse o juiz presidente do tribunal, Baek Dae-hyun, ao proferir sua sentença. "A culpa do réu é extremamente grave."

Há um ano, após seu impeachment, o ex-presidente se entrincheirou em sua residência por quase um mês, cercado por guardas armados, e recusou-se a se entregar às autoridades. Foi realizado um verdadeiro cerco para capturá-lo. A obstrução resultou na sentença de cinco anos de prisão, imposta pela promotoria de Seul, de um total de dez anos que eram solicitados pelos procuradores. 

Alguns apoiadores do ex-presidente compareceram ao tribunal para prestar apoio ao ex-líder sul-coreano. Vestindo uma jaqueta militar, o jovem Nam defendeu o presidente deposto: "Tudo isso não passa de vingança política da esquerda. Todos esses processos judiciais são baseados em documentos falsificados e falsas alegações. O presidente Yoon nunca teve a intenção de prejudicar ninguém; ele até mesmo se entregou às autoridades", declarou.

A teoria da conspiração serve de argumento para a defesa desde a prisão de Yoon Suk-yeol, há um ano, apesar das evidências apresentadas pelo juiz durante mais de uma hora na audiência desta sexta-feira.

Apesar da condenação, os apoiadores do ex-presidente ainda esperam uma reversão do veredito, principalmente no próximo julgamento, referente à tentativa de golpe. A sentença deve será anunciada em 19 de fevereiro.

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade