PUBLICIDADE

Mundo

Cientistas argentinos trabalham em teste rápido de coronavírus de baixo custo

19 mai 2020 - 19h23
Compartilhar
Exibir comentários

Cientistas argentinos estão produzindo o que chamam de teste rápido e barato para o coronavírus, o que de acordo com o governo recebeu o interesse de outros países. 

Santiago Webajh, cientista da Fundação Pablo Cassara, segura teste do "NEOKIT-COVID-19, desenvolvido no país para diagnosticar a Covid-19. 19/5/2020. REUTERS/Agustin Marcarian
Santiago Webajh, cientista da Fundação Pablo Cassara, segura teste do "NEOKIT-COVID-19, desenvolvido no país para diagnosticar a Covid-19. 19/5/2020. REUTERS/Agustin Marcarian
Foto: Reuters

O novo teste, chamado "NEOKIT-COVID-19", permite a detecção do vírus em menos de duas horas, dizem os desenvolvedores. 

"É uma técnica simples, barata e prontamente disponível", disse à Reuters Santiago Werbajh, epidemiologista na Fundação Pablo Cassara, organização que criou o Instituto Cesar Milstein de Ciência e Tecnologia, onde o teste foi desenvolvido. 

"O custo é baixo, aproximadamente 8 dólares, e a coisa simples é por conta do tempo e do manuseio, que pode ser em base ambulatorial para testagem em massa, a disponibilidade será maior do que com as técnicas atuais", acrescentou Werbajh.

País com 45 milhões de habitantes, a Argentina registrou 8.371 casos de Covid-19 e 384 fatalidades. Cerca de 108 mil testes foram conduzidos para a doença até agora. 

"Estamos dispostos a fornecer não apenas a países vizinhos, mas a outros, na verdade já houve contato com embaixadas estrangeiras interessadas em acessar o kit", disse o ministro argentino de Ciência, Tecnologia e Inovação, Roberto Salvarezza.

As áreas mais densamente povoadas da Argentina estão em lockdown desde 20 de março. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade