PUBLICIDADE

Mundo

China barra 26 rotas aéreas internacionais por Covid-19

Medida entrará em vigor uma semana antes de Jogos de Inverno

14 jan 2022 - 15h29
(atualizado às 16h02)
Compartilhar
Exibir comentários

A China anunciou nesta sexta-feira (14) a suspensão de 26 rotas aéreas internacionais por conta do aumento na detecção de casos de Covid-19 em viajantes internacionais.

China tem política de tolerância zero para novos casos de Covid-19
China tem política de tolerância zero para novos casos de Covid-19
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Entre os destinos afetados pela medida, que entrará em vigor no dia 24 de janeiro, estão quatro cidades norte-americanas, além de Melbourne, Frankfurt, Paris, Vancouver, Toronto, Milão e Cairo.

O temor é que a variante Ômicron se espalhe pela nação.

O relatório oficial publicado nesta sexta-feira, mostra que foram detectados 201 infecções nas últimas 24 horas, sendo 143 de transmissão local e 58 importados. Dos internos, 98 foram registrados em Henan, 34 em Tianjin, oito em Shaanxi, dois em Xangai e um em Guangdong. Já os casos do exterior foram todos registrados em Xangai.

Em Tianjin, a primeira província a ter um surto confirmado da variante Ômicron, será iniciado um novo ciclo de testagem em massa dos 14 milhões de cidadãos, que deve demorar cerca de 24 horas.

A China vive uma política de "tolerância zero" e, mesmo poucos casos em relação à população, fazem áreas inteiras serem colocados em rígido lockdown, como no caso de Xi'an, que está há cerca de um mês nesses esquema, e a própria Tianjin, que tem mais de 75 mil moradores isolados.

A decisão entrará em vigor em outro momento crítico: será pouco mais de uma semana antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que reunirá delegações do mundo todo para as competições esportivas.

Hong Kong 

Hong Kong também anunciou uma medida do tipo, só que ainda mais dura. A partir do próximo domingo (16), os passageiros de voos provenientes de 150 países, incluindo a Itália, não poderão mais sequer fazer escalas no território.

"Os serviços de transferência/trânsito de passageiros no aeroporto internacional de Hong Kong para todas as pessoas que passaram por lugares específicos do grupo A nos últimos 21 dias estão suspensos", diz nota oficial publicada pelo governo local.

A medida será válida por um mês. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade