PUBLICIDADE

Mundo

Charles III quer coroação mais sóbria e mais barata que reflita nova monarquia

Novo rei quer que evento aconteça no aniversário de 70 anos da coroação de Elizabeth 2ª

21 set 2022 - 11h02
(atualizado às 11h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Rei Charles III ao lado do caixão da mãe, rainha Elizabeth II
Rei Charles III ao lado do caixão da mãe, rainha Elizabeth II
Foto: Reuters

O rei Charles III quer que sua coroação seja mais barata e mais sóbria, e que aconteça no mesmo dia da coroação de Elizabeth 2ª, em junho de 2023, data em que a rainha comemoraria 70 anos no posto.

Após o funeral da rainha Elizabeth 2ª, a população agora quer saber quais são os planos da família real para a cerimônia de coroação de Charles III. Apesar de já ser considerado rei, o monarca só será oficialmente coroado após o evento, ainda sem data definida. Os preparativos estão sendo feitos pela realeza.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, fontes ligadas à realeza relataram que Charles pretende realizar uma coroação mais barata e sóbria do que a cerimônia de coroação de sua mãe. Ele gostaria que o evento fosse realizado em 2 de junho de 2023, mesmo dia em que Elizabeth 2ª foi coroada, em 1953, segundo o jornal.

Desde a morte da mãe, em 8 de setembro, Charles III tem comparecido às cerimônias de despedida de Elizabeth 2ª. Agora ele deixará o Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a monarca morreu, para passar por um período de isolamento familiar.

A "Operation Golden Orb", ou "Operação Orbe de Ouro", em português, é feita pela equipe da realeza, que segue ordens do novo rei para o planejamento do evento. Ele sugere que a coroação seja uma amostra do que ele planeja para seu reinado. A ideia é que a coroação não tenha grandes extravagâncias, mostrando empenho em cortar gastos em prol dos problemas econômicos vivenciados pelo Reino Unido.

Além disso, a cerimônia terá uma homenagem à rainha Elizabeth 2ª e a presença de diversas lideranças religiosas. O objetivo é mostrar como Charles tem a intenção de “proteger a diversidade” que compõe atualmente seu país, de acordo com a imprensa britânica.

Até o momento, assessores da família real não se pronunciaram oficialmente sobre as reportagens, e não divulgaram informações sobre a coroação de Charles III.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade